Análise Arkade – Ride 5 segue ótimo, mas agora também mais acessível
A série RIDE é um dos principais nomes quando o assunto é jogo de corrida de motocicletas na atualidade. Com isso, RIDE 5, a nova investida da Milestone, segue sua jornada em entregar o melhor da velocidade em duas rodas. Os italianos possuem os direitos da Moto GP, onde entregam todo ano um game da categoria, mas buscam em RIDE um local para trazer a sua excelência, acima da pressão dos “jogos anuais”.
Os três anos que separam RIDE 4 de RIDE 5 fizeram com que a Milestone pensasse e repensasse o seu game, trazendo novas ideias para uma nova geração. Se a ideia de trazer o melhor da simulação em duas rodas continua como o foco principal, desta vez podemos destacar três elementos essenciais para este game: um gameplay mais acessível para novatos, a ideia de adicionar o clima como parte importante das provas, e o novo modo Carreira, que tem o intuito de guiar os jogadores em suas corridas e desafios.
O grande foco do RIDE 5 está no seu modo Carreira, que celebra o esporte ao oferecendo uma ampla gama de corridas e torneios para os jogadores. O modo de criação de pilotos permanece, com a jornada se iniciando na garagem de casa, com o jogador controlando uma moto de 250cc dos anos 1990, evoluindo até chegar aos pódios mais renomados do cenário mundial das corridas de motos.
O game, que é considerado por muitos como o “Gran Turismo em duas rodas”, traz um modo carreira semelhante ao game da Polyphony Digital, entretanto traz uma ideia de “jornada”, com o jogador começando “lá de baixo”, enquanto escala com suas vitórias e vai assumindo motos melhores em competições mais difíceis.
Para correr, circuitos famosos como Daytona, Suzuka, Brands Hatch e Interlagos estão recriados com impressionante fidelidade no jogo. Os visuais realistas são dignos de nota, com uma diferença bem interessante em relação aos games da Moto GP.
Acontece que RIDE não tem o mesmo “compromisso” com pistas e horários de corrida da categoria rainha da motovelocidade, o que permite que circuitos adicionais e corridas em qualquer horário estejam disponíveis, incluindo Interlagos, que não é um circuito adequado para corridas de moto reais, pelo menos de acordo com a Moto GP, que exige questões como áreas de escape entre outras questões de segurança da categoria. Mas no game, “tudo é possível”, o que amplia as possibilidades de pistas para se jogar. Além das motos, que são das mais variadas e entregam as mais variadas formas de pilotagem.
Embora não haja uma extensa variedade de modos de jogo, nem elementos mais criativos, o RIDE 5 destaca-se pela abordagem realista das competições de motovelocidade, oferecendo uma progressão coesa, apoiada por uma seleção diversificada de mais de 270 modelos de motos autênticas.
Entretanto, a abordagem realista do game vem com uma questão importante. Pilotar motos nos games nunca foi uma tarefa das mais fáceis. Sejam em jogos como GTA, ou em simuladores, o domínio de uma moto é único, o que faz com que jogos de simulação em duas rodas tenham dificuldades em agradar novatos, que sempre se verão caindo nas corridas, por não conseguirem domar a moto do jeito certo.
Tudo bem que as motos de RIDE 5 não farão curvas como em um Ridge Racer da vida, mas é notável os esforços da Milestone em deixar o game mais acessível. Basta o jogador entender o básico do jeito de se fazer curvas com uma moto, que consiste em desacelerar lá atrás, manobrar a moto do jeito certo e retomar a velocidade já no final da curva, e o game cuida do resto, com suas assistências, que estão muito competentes neste ano.
Já os veteranos, terão motivos de sobra para abrir sorrisos, já que o game continua com a sua liberdade de ajustes, seja de direção quanto da própria moto, para garantir que cada pequeno detalhe fique exatamente como o jogador deseja. Quem não joga simulador talvez não vá entender isso, mas fãs do gênero gostam de ajustar o que podem, para extrair do game a melhor experiência possível. E aqui a Milestone foi competente de novo.
A curva de aprendizado é competente, e faz com que novatos sejam encorajados a “tirarem as rodinhas” das motos, para desbravarem o game com mais afinco. Apesar de complexo em suas questões de simulação, todos os menus são simples, e garantem que todos os dispostos a se aventurar em ajustes e configurações possam deixar o jogo da forma que podem jogar, sem ficarem de fora da ação por “não conseguirem”.
Além disso, o game não ficou apenas mais dinâmico com o clima presente, como ficou mais bonito também. O clima dinâmico veio pra ficar, e deixa toda corrida mais legal, pois você pode começar dominando no sol, e depois tendo que se virar com a chuva caindo. Com uma física digna da atual geração e com visual que condiz com o esperado, temos um jogo não só bonito, como gostoso de se jogar.
RIDE 5 evoluiu em tudo o que podia. Não oferece modos revolucionários, mas traz uma campanha decente e variada. Entretanto, o jogo brilha no que prometeu, trazendo um gameplay afiado, para veteranos e também para novatos, com acessibilidades competentes. O game também acerta no clima dinâmico e também no visual, que garante não apenas corridas divertidas, como também corridas em cenários bem bonitos para se apreciar. E é, mais uma vez, um game obrigatório para todos aqueles que apreciam a velocidade em duas rodas.
RIDE 5 chega nesta semana, no dia 24 de agosto, para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC.
E já que estamos falando de um game disponível apenas na atual geração de consoles, aproveite para garantir, na Amazon: