Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

12 de outubro de 2016

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Junte seus amigos, encha o peito e solte seu grito de guerra. E prepare-se para muita pancadaria e muitos inimigos no beat ‘em up co-op Viking Squad, que chegou trazendo quatro poderosos guerreiros nórdicos para encarar muitos monstros em busca de enormes tesouros!

Em busca do tesouro, sem deixar ninguém vivo!

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Viking Squad é um beat ‘em up para até três jogadores com uma personalidade bem forte e bastante carismática. Você é um Viking, e durante o seu trabalho de pilhagem, acabou despertando um antigo demônio verde que tornou a vida e o trabalho dos Vikings bem mais perigosa. Sua missão agora é, cace o demônio, mate tudo o que aparecer na sua frente e pilhe todos os tesouros que achar!

Temos quatro personagens jogáveis, uma mulher que empunha um martelo gigantesco, um velho com sua adaga e arco, um bruto com dois rápidos machados e um guerreiro de espada longa e um poderoso escudo. O jogador então escolhe um dos personagens e pode se aventurar pelo game sozinho ou em co-op de até três pessoas.

A partir daí, avance sempre em frente e acabe com tudo e todos que aparecerem em sua frente, colete todos os tesouros que encontrar e vá atrás da grande quantidade de loot que o game oferece, com diversas armas e armaduras diferentes para cada personagem para o jogador poder causar cada vez mais estrago nos inimigos!

Uma mistura de Castle Crashers com Golden Axe

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Viking Squad é um game muito divertido, e lembra muito o clássico Golden Axe misturado com o aclamado Castle Crashers. Tudo bem que esses dois games já são bem parecidos entre si, mas Viking Squad consegue misturar características de ambos de forma bem interessante e até nostálgica.

O clima de “exploração” do game é muito parecido com o clássico do Mega Drive, começando pela clássica mão apontando pra direita sempre que matamos um grupo de inimigos, nos avisando para seguir em frente. Além das montarias que aparecem em algumas fases. E com um visual 2D cartunesco que é a cara de Castle Crashers, com personagens com designs bem legais.

Um erro que o game comete é reutilizar por muito tempo os mesmos tipos de inimigos até que eles começam a variar em visual. O game progride em fases, com quatro fases mais uma boss battle para cada área diferente do game. Nas primeiras enfrentamos vários tipos de ursos polares. Ursos pescadores, guerreiros, mineradores e etc. Eles acabam sendo reutilizados até um pouco demais nas fases seguintes, até que enfim começamos a encarar inimigos de visuais diferentes, únicos, e bem mais poderosos.

Gameplay e batalhas em camadas

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

O game progride sempre da esquerda pra direita, em um sistema de camadas, criando a profundidade do cenário. Os cenários chegam a no máximo quatro fileiras e dão precisão na hora dos ataques e esquivas. Os jogadores podem trocar de fileira simplesmente apertando os direcionais para cima ou para baixo, e só podem atacar e ser atacados por inimigos na mesma fileira.

Isso ajuda muito nas estratégias de combate, para evitar um ataque de um inimigo (salvo certos ataques especiais de bosses), basta mudar de fileira e evitar tomar dano. Porém os inimigos do game são bem agressivos e inteligentes, desviando de seus ataques e até mesmo trocando de fileiras para evitar serem mortos. Por isso, fique atento sempre na posição do seu personagem e dos inimigos. Principalmente jogando em co-op, pois o game coloca muitos inimigos na tela para atacar os jogadores, e muitas vezes é fácil perder o seu personagem no meio da pancadaria!

O gameplay de Viking Squad é bastante simples, temos os ataques normais, com golpes físicos de cada arma de cada personagem. Os golpes de runa, ataques poderosos com magias que tiram bastante dano dos inimigos. Esquiva, em que os personagens deslizam pelo chão evitando ataques, com exceção do personagem de escuro, que o utiliza para se defender. E o ataque especial. Esse ataque só pode ser usado ao se acumular quatro esferas de fogo, e quando ativado solta um poderoso ataque que atinge todos os personagens no cenário de uma vez, causando um enorme dano.

Matando inimigos, abrindo baús e atacando elementos do cenário os jogadores ganham novas armas e armaduras, que podem ser comprados na vila dos vikings. Ao final de algumas fases do game, os jogadores podem optar por entrar em uma porta e partir para a próxima fase, ou entrar no barco do grupo e voltar para essa vila.

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Na vila os jogadores podem comprar armas e armaduras novas, upar seus personagens e comprar itens. Existem dois tipos de “dinheiro” no game, os cálices e as moedas. Os cálices são pegos ao se encontrar tesouros no cenário, e ao levar grandes tesouros (que precisam ser carregados pelo cenário) até um barco disponível. As moedas são coletadas ao se fazer grandes combos e destruir caixas e elementos do cenário. Com os cálices o jogador compra armas e armaduras, e os usa para upar os três atributos dos personagens: Vida, Runa e Ataque. Com as moedas, o jogador pode comprar esferas de fogo, poções, chaves (que abrem portas e baús trancados), e upgrades de poções.

Cada personagem é evoluído de maneira individual, dessa forma o jogador pode evoluir cada personagem de forma diferente, cada um com seu próprio progresso.

O divertido multiplayer

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Viking Squad é bem divertido se jogando sozinho, mas ele foi feito para se jogar com outras pessoas, e o jeito certo de se jogar o game é reunir os amigos. O game possui co-op tanto local quanto online, e funciona de forma perfeita, sem qualquer tipo de lag.

O game suporta até 3 jogadores na mesma sessão, cada um utilizando um personagem diferente (não é possível dois ou mais jogadores usarem o mesmo personagem). E os poderes de cada personagem podem se completar para criar ótimas estratégias de combate. O guerreiro de escudo pode congelar os inimigos, deixando-os vulneráveis por alguns segundos. A mulher pode usar poderosos ataques no solo que atiram os inimigos para cima. O arqueiro pode atacar de longe, e o viking dos machados ataca rápido e pode dar rápidas investidas para frente. Aproveitar os ataques únicos de cada personagem em conjunto deixa tudo muito mais divertido.

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Jogando em co-op, cada personagem possui duas vidas. Se um personagem morrer, um espírito desce do céu até o corpo do personagem, se chegar até ele, ele morre de vez. Outros jogadores podem então tentar ressuscitar o personagem caído antes que o espírito o pegue, e assim continuar a partida, mas se um jogador morrer mais uma vez, seu personagem fica indisponível até que os jogadores restantes atinjam um novo checkpoint, restaurando assim as duas vidas de cada personagem, porém, sem nenhum indicativo de quantas vidas cada um tem, algo que poderia estar melhor descrito.

Jogar online com pessoas desconhecidas é divertido, mas pode gerar confusões. Como já mencionado, algumas fases terminam com a opção pegar o barco ou avançar para a próxima missão. E é preciso que os três jogadores entrem em consenso para qualquer uma das opções. Sabe aquele ditado “Se um não quer, dois não tem”? É exatamente assim aqui. Se os três jogadores não escolherem a mesma opção, o game não progride.

Em uma de minhas partidas online com desconhecidos entrei nesse impasse. O host da partida queria sair da fase de barco, outro queria seguir direto para a próxima fase, e eu estava tentando convencer ambos a decidirem-se, não importando a opção. Acontece que os outros dois jogadores não abriam mão de suas decisões, e não saíamos daquela fase pois um não queria a opção do outro. Resultado, o host cancelou a partida. O game bem que poderia deixar que a maioria vencesse, dois contra um, o que facilitaria as coisas.

Mas o jeito certo de se jogar é com os amigos, usando headset é ainda melhor. Jogando com amigos, tudo fica mais divertido, com os jogadores podendo se comunicar e se ajudar sempre que preciso. E até mesmo fazendo seus personagens se comunicarem em “emojis”, cada personagem possui 4 expressões diferentes, com gritos de guerra bem engraçados. E ainda tem uma coisa, jogando em co-op o game fica bem mais difícil, com mais inimigos em tela e bosses mais resistentes!

Audiovisual

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

A trilha sonora de Viking Squad é magnífica, ao ponto de me lembrar muito a trilha sonora de Rayman Legends, e se você jogou esse game, então sabe que com isso estou elogiando e muito a trilha sonora! Cada cenário tem uma música diferente, de diferentes estilos, que vão desde rock e metal até bandolins e tambores. A trilha sonora do game é um show a parte, e casa perfeitamente com o seu visual.

Já falamos um pouco dos gráficos com seu visual 2D cartunesco. Os personagens são bem detalhados, bem como os inimigos e principalmente os bosses. Temos duas classes de bosses no game, os mid-bosses, que já são grandes e com visuais bem legais, e os bosses finais de cada área, que são gigantescos. O game em alguns momentos recicla mid-bosses em áreas secretas, nada que atrapalhe, mas para alguns pode parecer estranho enfrentar novamente um boss que já foi enfrentado antes.

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Todo o visual do game é em 2D, mas os cenários possuem uma característica pequena, mas muito legal, que é uma “ilusão” em 3D que ele causa enquanto avançamos. Principalmente em cenários de plataformas, com as diferentes camadas do cenário em conjunto com as plataformas de alturas diferentes dando um leve efeito 3D de transição, dando a impressão de que estamos olhando para um diorama.

Conclusão

Análise Arkade: Junte os amigos e se preparem para muita diversão e pilhagens em Viking Squad

Viking Squad é um game extremamente divertido e excelente para juntar os amigos e dar aquela descontraída caindo na porrada com monstros e brigando entre si para ver quem mata mais inimigos e coleta mais tesouros no final de cada fase. Que é contado no final das fases e mostra os resultados de cada jogador, mostrando quem foi o melhor e o pior em cada missão.

O game possui uma boa durabilidade, com algumas fases realmente enormes, mas com várias fases e bosses tanto para uma jogatina curta e descompromissada quanto para um playthrough completo do começo ao fim. O game pode ser terminado até rápido jogando com amigos, mas ao finalizar o game, o modo boss rush e a dificuldade Hard são liberados para ainda mais horas de pancadaria e diversão!

Viking Squad foi lançado no dia 4 de outrubo, o game está disponível para PC (via Steam) e PS4 (via PSN).

Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais Matérias de Renan

Comente nas redes sociais