Após 10 anos, Phil Fish finalmente explica porque cancelou Fez 2
O ano era 2012, com o Playstation 3 e o Xbox 360 no auge de suas existências. Nesta época o mundo estava conhecendo o cenário independente da indústria de video games, sendo nesta época que o termo “indie” passou a ganhar fama entre os gamers. E foi neste ano que o excelente Fez foi lançado.
Se você não se lembra, ou nunca o jogou, aqui vai uma breve explicação. Fez era um game ao estilo puzzle-platformer criado pela Polytron, estúdio formado pelo canadense Phil Fish, que co-produziu o game junto do programador Renaud Bédard. Tratava-se de um game com movimentação 2D e cenários 3D que podiam ser girados, com muitos puzzles extremamente criativos e divertidos baseados em perspectiva.
Fez alcançou um gigantesco sucesso, tanto de público quanto de crítica, com sua sequência sendo anunciada no ano seguinte, em junho de 2013. Mas, simplesmente um mês após seu anúncio, Phil Fish cancelou Fez 2 de forma abrupta e bastante agressiva, desaparecendo completamente das redes sociais desde então. E só agora, em março de 2023, quase 10 anos após seu cancelamento, Phil Fish enfim explica porque cancelou o game.
Antes de comentarmos as razões reais, vamos relembrar o contexto do cancelamento na época. Phil Fish era uma figura muito controversa por entrar em muitas discussões online, tanto com jornalistas quanto com jogadores. Ele foi uma das primeiras pessoas a publicamente reclamar dos 30% de lucro de venda de games que a Steam cobrava de desenvolvedoras, além de criticar duramente a Microsoft pelos valores que cobravam para que desenvolvedores pudessem lançara atualizações de seus games para Xbox.
Fez foi originalmente lançado para Xbox 360 e PC, chegando aos consoles da Playstation somente em 2014. Por causa de sua insatisfação com as cobranças feitas sobre atualizações pela Microsoft, Fez 2 foi anunciado somente para Playstation e PC, deixando o Xbox de fora.
Após tudo isso, Phil Fish entrou em uma verdadeira briga com um jornalista no Twitter após anunciar que Fez 2 não sairia pra Xbox. Após essa briga, o game foi cancelado e Phil Fish desapareceu da internet, após publicar a seguinte mensagem: “Cansei. Fez 2 está cancelado. Adeus”.
Agora, em uma entrevista no podcast My Perfect Console, o controverso desenvolvedor finalmente revelou as razões do cancelamento, bem como comentou um pouco sobre essa sua última briga que o levou a tomar a fatídica decisão.
Segundo o próprio, ele já não estava se sentindo bem com a produção do game, não estava feliz, e já considerava abandonar o projeto. Em suas palavras (tradução livre):
“Obviamente, eu não estava feliz com isso pra começo de conversa. Parecia a coisa certa a se fazer, atacar enquanto o ferro está quente e fazer uma sequência. É isso o que você faz com video games, você cria uma franquia. E quanto mais eu começava a trabalhar naquilo seriamente, menos eu me sentia feliz, e mais e mais eu estava ficando […] desiludido com tudo – até mesmo em minha posição de quem acabou de fazer um video game de sucesso, ter que dar sequência a isso era muita pressão.”
A briga que ele teve com um jornalista no Twitter foi, segundo ele, a gota d’água para ele tomar a decisão de cancelar o projeto. E ele comentou que tomar a decisão de cancelar foi fácil, pois Fez 2 ainda estava em seus primeiros estágios de produção, sem que nada concreto ainda tivesse sido criado, nem mesmo seu gameplay – com apenas seu teaser de anúncio realmente feito. O investimento de tempo, dinheiro, trabalho e apego emocional com o projeto tinham sido todos bem pequenos, o que facilitou o cancelamento.
Fish também comentou que pensou em cancelar o primeiro Fez, mas neste caso o cancelamento não fazia sentido, pois era um projeto que já tinha absorvido muito tempo e investimentos, tendo sido produzido ao longo de 5 anos conturbados.
A entrevista abordou também a vida de Phil Fish fora da internet, com ele comentando que inicialmente foi uma mudança radical e difícil, mas que logo se provou muito benéfica, com ele percebendo que sua presença online estava “me deixando louco“. Ele comentou que trabalhar no anonimato, com ninguém sabendo dos projetos que ele cancelou, que ele trabalhou, evitaram todo drama proveniente de uma vida pública.
Ele ainda trabalhou com video games em sua vida longe da internet, ajudando no lançamento do game em VR SuperHyperCube. Atualmente ele está trabalhando em um novo projeto que não quis revelar o que é, mas comentou que não é algo relacionado a video games.
Infelizmente, nunca veremos Fez 2 se tornar realidade. O que é uma verdadeira pena, já que o primeiro Fez é até hoje um game excelente. Pelo menos agora, 10 anos depois, finalmente sabemos as reais razões para seu cancelamento, que sejamos sinceros, não eram difíceis de reduzir. Mas agora essa história enfim tem um encerramento, ainda que não seja um necessariamente feliz ou mesmo impressionante e revelador.
(Via: Polygon)