Conheça as ambições da NVidia com sua GTX 1080, a GPU que quer redefinir a jogatina no PC
A NVidia anunciou para todo o planeta e também aqui no Brasil, nesta última terça (17), informações e detalhes sobre a “bruta” GeForce GTX 1080, que tendo base na nova arquitetura Pascal da companhia, oferece o dobro de desempenho na Realidade Virtual comparando com a GeForce GTX TITAN X.
A arquitetura Pascal ajuda as placas de vídeo a oferecerem enormes saltos de desempenho, expansão de memória e eficiência de energia, em comparação com as placas atuais do mercado. A intenção da arquitetura também, segundo a NVidia, é redefinir o PC como plataforma definitiva para jogos AAA e Realidade Virtual.
“O PC é a plataforma de games preferida do mundo e, com nossa nova arquitetura de GPU Pascal, chegará a um novo patamar”, explicou, para a imprensa, Jeff Fisher, vice-presidente sênior da unidade de negócios de PC da NVidia. “Nossa primeira GPU para games com a Pascal, a GeForce GTX 1080, permite um realismo incrível nos games e experiências de realidade virtual profundamente imersivas, com desempenho e eficiência aprimorados. É a mais potente placa de vídeo para games já construída e um de nossos melhores trabalhos.”
Mas o que diabos é Pascal?
A NVidia, através de sua assessoria de imprensa, nos explicou um pouco sobre a nova arquitetura. Afinal, não adianta nada conhecer um nome amigo sem saber o que ele pode fazer para melhorar o nosso gameplay, não é mesmo?
Segundo a fabricante, estas são algumas das novidades da Pascal:
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Arquitetura de placa de vídeo de última geração. A Pascal é otimizada para o maior desempenho por watt. A GTX 1080 tem o triplo da eficiência energética da arquitetura Maxwell.
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Processo FinFET de 16 nm. A GTX 1080 é a primeira placa de vídeo para games projetada para o processo FinFET de 16 nm, que usa transistores menores e mais rápidos que podem ser posicionados juntos de forma mais densa. Seus 7,2 bilhões de transistores oferecem um aumento drástico em desempenho e eficiência.
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Memória avançada. As placas de vídeo com base em Pascal são as primeiras a aproveitar a potência dos 8 GB de memória GDDR5X da Micron. A interface de memória de 256 bits opera a 10 Gb/s, ajudando a impulsionar uma largura de banda de memória eficiente 1,7x maior do que a fornecida pela memória GDDR5 comum.
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Projeto excepcional. Os aumentos em largura de banda e eficiência energética permitem que a GTX 1080 opere em velocidades de clock que nunca foram possíveis antes – acima de 1.700 MHz – consumindo apenas 180 watts de potência. Novos avanços em computação assíncrona melhoram a eficiência e o desempenho em games. Além disso, a nova tecnologia GPU Boost 3 suporta funcionalidade avançada de overclocking.
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Revolucionária tecnologia de games. A NVIDIA está transformando o universo de games, desde o desenvolvimento até o compartilhamento e a experiência de game. Novos recursos do software NVIDIA VRWorks possibilitam aos desenvolvedores de games levarem uma imersão sem precedentes aos ambientes de games. A tecnologia Ansel da NVIDIA permite aos gamers compartilharem suas experiências e explorarem os mundos dos games de novas formas.
E Realidade Virtual também é pauta!
Já faz algum tempo que estamos falando de Realidade Virtual, candidata a nova queridinha do consumidor de tecnologia, com a chegada neste ano de alguns dispositivos e recursos para aproveitar a RV.
A Nvidia também quer participar da “festa”, prometendo um nível de “presença de Realidade Virtual” nunca visto antes. A ideia, em conjunto com o kit de desenvolvimento VRWorks, é combinar o que os usuários veem, escutam e tocam no ambiente físico para convencer a todos que “o virtual é real”.
“A GeForce GTX 1080 promete ser a placa de vídeo ideal para a experiência do EVE: Valkyrie”, explicou Hilmar Veigar Pétursson, CEO da CCP Games. “Estamos ansiosos para incorporar os novos recursos do VRWorks da NVIDIA no Valkyrie e levar os gráficos e o desempenho do game a outro patamar.”
Founder’s Edition
A Founder’s Edition da GTX 1080 é uma belezinha toda moderna que traz dentro de uma bonita “casca” a GPU e todos os seus recursos. O conjunto vem com uma placa traseira, corpo de alumínio fundido tratado termicamente, uma parte removível para aumentar o fluxo de ar em SLI, três conexões DisplayPort, um HDMI 2.0b e um DVI dual-link, permitindo seu funcionamento em até quatro monitores de maneira simultânea.
A placa traz também a possibilidade de maior precisão em multiplos monitores, oferecendo imagens sem distorção em todos os tipos de telas, além de trazer o dobro de desempenho para os headsets de Realidade Virtual, trazendo para os dois olhos uma única imagem em uma única paisagem.
Ansel: a sua “nova câmera” gamer
E com a nova placa, a NVidia também divulgou o seu Ansel, a sua ferramenta para captura de jogos, que permitem ao jogador explorar, capturar e compartilhar seu gameplay, com mais recursos, em comparação ao que é feito hoje.
Com o Ansel, o jogador pode compor fotos de gameplay da maneira que desejar, pode apontar a câmera do jogo para qualquer direção e em qualquer ponto de vista. De maneira prática, isso quer dizer que você pode fazer uma missão completa de GTA V através do ponto de vista de um cidadão comum. Mas claro, um exemplo bem simplista, que vai depender da programação dos desenvolvedores e capacidades que cada jogo irá oferecer.
Também será possível capturar imagens com “zoom de 32x” sem perder fidelidade de imagem, além de contar com filtros de fotos, adicionando efeitos nelas em tempo real, antes de capturar a imagem. E vai ser possível capturar panoramas de 360 graus para serem visualizados em dispositivos de Realidade Virtual e Google Cardboard.
Hora de conhecer as especificações técnicas da GTX 1080
NVIDIA CUDA® Cores | 2560 |
Base Clock (MHz) | 1607 |
Boost Clock (MHz) | 1733 |
Memory Speed | 10 Gbps |
Standard Memory Config | 8 GB GDDR5X |
Memory Interface Width | 256-Bit |
Memory Bandwidth (GB/sec) | 320 |
Multi-Projection | 10 Gbps |
VR Ready | Yes |
NVIDIA Ansel | Yes |
NVIDIA SLI® Ready1 | Yes – SLI HB Bridge Supported |
NVIDIA G-Sync™-Ready | Yes |
NVIDIA GameStream™-Ready | Yes |
NVIDIA GPU Boost™ | 3.0 |
Microsoft DirectX | 12 API with feature level 12_1 |
Vulkan API | Yes |
OpenGL | 4.5 |
Bus Support | PCIe 3.0 |
OS Certificates | Windows 7-10, Linux, FreeBSDx86 |
Maximum Digital Resolution1 | 7680×4320@60Hz |
Standard Display Connectors | DP 1.42, HDMI 2.0b, DL-DVI |
Multi Monitor | Yes |
HDCP | 2.2 |
Height | 4.376″ |
Length | 10.5″ |
Width | 2 Slot |
Maximum GPU Temperature (in C) | 94 |
Graphics Card Power (W) | 180 W |
Recommended System Power(W)3 | 500 W |
Supplementary Power Connectors | 8-Pin |
O Mundo está pronto para este salto de GPU?
Digamos que é muito legal ver estas novidades em eventos e feiras, e realmente é de cair o queixo as novidades e possibilidades. Mas nos dias de hoje, é tudo muito novo e muito cedo para já chamar de sucesso ou fracasso algo, mas o tempo irá nos fazer observar melhor as apostas que fazemos agora.
Quanto a placa em si, é óbvio que a Nvidia oferecerá capacidades maiores para qualquer tipo de gameplay e isso por si só já justificaria o investimento em uma placa de tão grandes capacidades. Porém a intenção da empresa é a de posicionar sua placa em conjunto com os entusiastas de games, com softwares e mais softwares de complemento, além do suporte imenso a Realidade Virtual, que mesmo já nas prateleiras, ainda é uma aposta, para as empresas envolvidas.
A GeForce GTX 1080 já tem preço, confira:
GeForce GTX 1080
- 9 TFLOPS
- 8 GB G5X
- Preços sugeridos:
- Placa distribuída pelos fabricantes: R$ 3.699
- Modelo Founder’s Edition: R$ 4.299
- Lançamento: 27 de maio nos EUA, estimativa para o Brasil na primeira semana de junho