Conheça o Amazfit Neo, um smartwatch com cara de relógio dos anos 90
Imagine comigo um pouco: se nos anos 90, os smartwatches já existissem e fossem populares entre as pessoas, como você acharia que eles seriam? Em tempos sem telas OLED e nanotecnologias, e sem um celular para sincronizar, mas com a ascensão dos computadores e da Internet, é um exercício de imaginação bem interessante para se fazer.
Mas, voltando para 2021, em um contexto de que os relógios inteligentes, sejam os mais caros ou os mais em conta, fazem parte do dia a dia de muita gente, com suas telas de toque e recursos inteligentes, a Amazfit nos faz ter uma ideia de como seria um relógio neste sentido, com o seu Amazfit Neo.
Com um estilo que lembra muito os relógios Casio dos anos 90, sem tela de toque, com visor digital, recursos interessantes e um preço bem mais em conta do que smartwatches mais completos, venha conhecer esta interessante opção, para quem quer recursos avançados, mas com um ar retrô.
Um smartwatch “dos anos 90”
Como falado, o Amazfit Neo tem o design totalmente inspirado em relógios digitais dos anos 90, especialmente os da Casio. Sua tela não é de toque e nem interativa, servido apenas para mostrar as informações como a hora e os recursos presentes no relógio.
Construído em plástico, seu acabamento é caprichado, se apresentando como um produto de qualidade. Possui quatro botões, dois de cada lado, para mexer em algumas configurações. E são bem construídos pois, durante os testes, eles nunca foram pressionados sem querer. Mas são apenas mudanças de funções ou acionamento da luz interna, pois os recursos mais avançados são configurados apenas no aplicativo.
Na tela há um espaço exclusivo para a hora, e acima, o visor muda de acordo com a função escolhida pelo usuário, com um círculo acima representando com um ícone a função que está a mostra. Tudo bem simples, prático e direto. Mostrando que este aqui é um relógio com algumas funções extra, não um computador de pulso como os modelos mais vendidos atualmente.
Acompanha um medidor, bem competente, que mede as batidas do coração, e monitora o sono. A experiência não é completa como em outros produtos, mas é satisfatória e suficiente em relação ao valor do produto. E como bom relógio “dos anos 90”, ele não vibra, apenas apita, na chegada de alguma mensagem, configurado pelo aparelho.
Passado e presente em uma experiência “híbrida”
Se a busca for por um produto que entregue o essencial neste sentido, como monitoramento de sono, exercícios e batimentos cardíacos, o Amazfit Neo promete satisfação total. Mas quem busca um dispositivo mais completo, há outras opções no mercado.
O Amazfit Neo, também é bom deixar claro, não é um produto 100% independente. Ele mostra em seu visor a bateria (que dura por aqui uma média de duas semanas) horário de algumas cidades pelo mundo, número de passos, despertador, batimentos cardíacos, número de passos, distância caminhada no dia, calorias perdidas, temperatura, cronômetro, e permite configurar de forma simples as notificações.
Mas para outras funções, é preciso ter o smartphone do lado. Por exemplo, ele não possui GPS, o que obriga, em uma caminhada ou pedalada, levar o celular junto. O PAI, que é um sistema baseado em pontos da Amazfit para questões de exercícios, também depende do smartphone, assim como a avaliação do sono e outras funções. As notificações também são configuradas no aplicativo.
Como usuário de vários smartwatches, usar o Amazfit Neo se tornou uma experiência interessante. O seu essencialismo, de entregar funções fundamentais de um produto deste segmento, pode agradar quem só quer medir suas funções principais, dispensando todo o resto de um smartwatch. E seu design inspirado em um G-Shock também tem tudo para agradar nostálgicos.
A usabilidade é interessante, estar com ele no pulso não é nenhum incômodo, e a falta de recursos, para algumas pessoas, é mais uma bênção do que um problema. Por isso, este produto pode sim encontrar um segmento bem específico de pessoas mais essencialistas, e até de quem não quer, por viver em uma grande cidade brasileira, se expor com algo mais caro no pulso.
O Amazfit Neo pode ser encontrado por volta de R$ 250. E pode ser comprado na Amazon, através deste link.