Encontraram um protótipo de Quake para o Game Boy Advance nunca lançado
Quake iniciou sua jornada de sucesso nos computadores, quando foi lançado em 1996. O game receberia, posteriormente, ports para consoles, que vão desde o Nintendo 64, até os dias atuais, onde uma versão otimizada está disponível para os consoles atuais, e no Game Pass do Xbox. E, entre tantas versões do game, uma em especial, que ninguém conhecia a sua existência, foi descoberta.
Existia uma versão de Quake que chegou a ser desenvolvida para o Game Boy Advance, mas que nunca foi lançada. A história deste port nos leva de volta para 2002, quando o desenvolvedor Randy Linden resolveu fazer um port do game para o portátil da Nintendo, que havia acabado de chegar ao mercado.
Mas esta versão jamais foi lançada, e nunca deixou de ser um protótipo, o que faz do game um jogo sem polimento e acabamento necessário para um game que acaba sendo lançado. O game foi encontrado anos mais tarde, em um cartão flash de Linden, que estava perdido. O que impressiona é que, apesar de um jogo feito para o GBA, o game se mostra muito competente, mesmo sem a finalização adequada:
Vale ressaltar que o Game Boy Advance é um portátil que oferece boas surpresas, até hoje. Um grande exemplo é o port do Tomb Raider original, feito por fãs e que impressionou até o co-criador do game, Paul Douglas.
O game nunca foi feito como um port oficial de Quake. Linden não utilizou nenhum arquivo original do game, e nem solicitou autorização de criação para a id Software. O que fez com que o port não avançasse foi a demora no desenvolvimento, uma vez que, quando o motor gráfico ficou pronto, o Nintendo DS já estava para ser lançado, e o GBA já perdia o interesse geral.
Entretanto, o projeto não ficou esquecido no tempo. Linden usou todo o conhecimento adquirido na criação do port, para criar um game próprio. O game foi lançado com o nome de Cyboid, um shooter “inofensivo, mas cheio de história e que exala um verdadeiro toque retrô”. Este game é gratuito e pode ser baixado de graça no site do desenvolvedor.