Governo publica decreto que reduz imposto de videogames
A cada dia, o presidente da república ou ser governo nos surpreendem com algum comentário bizarro ou iniciativa polêmica. Felizmente, a novidade da vez pode ser boa para nós, gamers: foi publicado ontem um decreto que reduz o imposto dos videogames.
O imposto reduzido foi o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). As alíquotas, que até então variavam de 20% a 50%, foram reduzidas para a faixa entre 16% e 40%. Não é lá uma grande queda, mas né, melhor pra menos do que pra mais.
Confira abaixo os pormenores do decreto, que já foi publicado no Diário Oficial da União. Ressaltamos a diminuição que teremos em cada área, para facilitar:
Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados na subposição. — Redução de 50% para 40%.
A tal “subposição” mencionada acima trata das máquinas de jogos que têm finalidade comercial e funcionam mediante a utilização de ficha, dinheiro, cartão, ou outra forma de pagamento antecipado.
Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa. — Redução de 40% para 32%.
Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes. — Redução de 20% para 16%.
O presidente Bolsonaro havia demonstrado interesse em diminuir os impostos sobre videogames há algumas semanas. Segundo ele, a ideia é “deixar esse dinheiro, em vez de ir para o governo, ficar na mão do povo. Essa que é a intenção, é diminuir a carga tributária”.
Quem é gamer sabe o quanto dói gastar mais de 200 reais em um jogo — isso para não mencionar o preço de consoles e acessórios. Vamos ficar de olho para ver se essa redução realmente chegará aos lojistas — e ao nosso bolso.
(Via: G1)