Microsoft acabou com o acesso a emuladores em consoles Xbox, para evitar “problemas futuros”

9 de abril de 2023
Microsoft acabou com o acesso a emuladores em consoles Xbox, para evitar "problemas futuros"

Por muitos anos, donos de consoles Xbox One e Xbox Series X|S tiveram acessos a vários emuladores de consoles variados. Atualmente é possível jogar até PlayStation 2 nos consoles atuais da Microsoft, com aplicações usando os recursos dos videogames para otimizar a emulação. Mas, ao longo dos últimos dias, muitos usuários relataram que não conseguem mais acessar tais emuladores.

Ainda é possível rodar emuladores no console, mas no modo de desenvolvimento, que exige do proprietário um pouco mais de domínio de configuração, para conseguir acessar o modo e colocar o emulador correto. O bloqueio acontece apenas no console em suas características originais.

Fontes não oficiais apontam que a Microsoft entende que os emuladores não são ilegais, mas que podem ser usados para rodar jogos com direitos autorais de outros sem autorização. Por isso, para evitar potenciais problemas com as proprietárias dos games, a companhia decidiu que bloquear o acesso direito a estas aplicações seria a melhor decisão.

Vale lembrar que, nos últimos dias, a Microsoft tem se aproximado muito da Nintendo, incluindo o acordo com a Big N para levar a seus consoles a franquia Call of Duty, dentro das negociações para a compra da Activision. E é esta mesma Nintendo uma das companhias mais ferozes quando o assunto é ROM, emulador e compartilhamento de seus games. Logo, há quem aponte que esta decisão foi motivada justamente para manter um bom relacionamento com a Nintendo, por parte da Microsoft.

Mas, todas estas informações vem de fontes não-oficiais ou especulação. De concreto, temos apenas o fato de que tais emuladores não estão funcionando como antes.

Obviamente, muitos jogadores não gostaram nada desta decisão, com o mesmo argumento acima citado: a de que emuladores não são ilegais. Mas, por hora, o dono de um Xbox só poderá emular outros consoles em seu sistema ou jogando ports disponíveis para o videogame, ou colocando o dispositivo no modo desenvolvedor, fazendo as configurações adequadas..

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais