Personagem – A história de Samus Aran, de Metroid

15 de fevereiro de 2011

Personagem - A história de Samus Aran, de Metroid

Se hoje protagonistas como Lara Croft e Joanna Dark (de Perfect Dark) existem, elas podem agradecer à pioneira: Samus Aran, a caçadora de recompensas da série Metroid, que surpreendeu o mundo gamer em 1986, com o jogo Metroid, para NES.

O jogo se focava na história da mercenária, que ia até o planeta Zebes para acabar com os Metroids, uma raça alienígena pertencente aos Space Pirates, um grupo de mercenários e arruaceiros espaciais. Durante todo o primeiro jogo, todos pensavam que Samus era na verdade um homem ou até mesmo um ciborgue, pois ninguém sabia o verdadeiro sexo do personagem (até mesmo o manual do jogo se referia à Samus como “ele” ou “o caçador de recompensas”). No final do jogo, a surpresa: o personagem na verdade era uma mulher ruiva.

Um dos aspectos mais elogiados a respeito de Samus é que, mesmo sendo uma mulher, não há tanto apelo sexual como com outras personagens, como, por exemplo, Lara Croft. No entanto, ao se terminar os jogos dentro de um determinado tempo ou com uma certa porcentagem de itens coletados e examinados, o jogador é “premiado” com fotos de Samus em poses provocantes e trajes mínimos.

Personagem - A história de Samus Aran, de Metroid

Samus, sem armadura, em Metroid: Other M

Não demorou muito para que Samus entrasse para o imaginário nerd/geek/gamer. Hoje, 23 anos após sua primeira aparição, a personagem faz parte da tríade Nintendo, ao lado de Mario e Link, como uma das principais figuras da companhia japonesa. A série Metroid conta já com 10 jogos, além das participações da heróina nos três jogos Super Smash Bros. Samus ainda apareceu de forma não jogável nos jogos Super Mario RPG e Kirby Super Star, ambos para SNES. Em 2010, saiu o 11º Metroid, chamado de Other M, um jogo que mistura um pouco dos jogos antigos, de plataforma sidescrolling, com os gráficos e o estilo FPS da série Prime.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 11 da Revista Arkade.

Comente nas redes sociais