Conheça os planos de Tim Schafer para os clássicos da Lucas Arts, incluindo a remasterização de Day of the Tentacle
Durante a PlayStation Experience nós tivemos a grata surpresa do anúncio da remasterização de Day of the Tentacle para PS4 e PS Vita. Saiba mais sobre os planos de Tim Schafer em relação aos clássicos da LucasArts aqui e agora!
Uma nova geração de gamers poderia estar crescendo sem saber o que significaram os clássicos da Lucas Arts dos anos 1990. Poderia, pois Tim Schafer, designer que participou da era de ouro da companhia e tem em seu currículo jogos como o próprio Day of Tentacle, além de Psychonauts, Grim Fandango e Full Throttle (entre vários outros) e que atualmente está com seu próprio estúdio, está trazendo estas jóias de volta para que nostálgicos possam revisitar os bons tempos e novatos possam conhecer bons jogos de ontem.
Além de Grim Fandango, que chegará em janeiro próximo através da remasterização da Double Fine (o estúdio de Schafer), agora é a vez de Day of the Tentacle percorrer o mesmo caminho até os computadores e videogames Playstation. A intenção é trazer o mesmo jogo, mas com retoques gráficos para que ele fique mais apresentável para uma nova geração e novos aparelhos.
Para o site de games Polygon, Schafer diz que “sabia que Day of the Tentacle era um jogo que todos gostaríamos de vê-lo novamente e apresenta-lo a novos jogadores, que não tinham visto ele antes. Nós nos divertimos muito com Grim Fandango Remastered, mas pensei que ninguém iria se importar com jogos antigos quando começamos os trabalhos”, confessa.
Porém a resposta do público em seu anúncio na última E3 foi extremamente positiva, oferecendo ânimo para continuar produzindo estes clássicos. Isso sem mencionar a própria nostalgia que envolve “refazer” seus próprios clássicos: “É realmente muito bom revisitá-los e lembrar destes jogos e aprender com eles novamente. Quando você trabalha com estes jogos, você lembra de pequenas coisas… você era uma pessoa diferente quando os desenvolveu. É interessante revisitar também uma versão antiga de si mesmo.”
A Double Fine ainda está discutindo o que fazer com Day of the Tentacle, porém mesmo com seus trabalhos ainda em um estágio bem inicial, uma coisa é certa: o jogo será em 2D e altamente fiel ao visual do original de 1993, que era inspirado nos trabalhos insanos de Chuck Jones, que além de uma longa carreira na Warner Bros. produzindo os Looney Tunes, também teve sua própria série do Tom e Jerry, cultuada até hoje.
Tim Schafer disse também que ter a permissão da Lucasfilm tanto para Grim Fandango quanto para Day of the Tentacle é “um milagre”, já que hoje estes jogos pertencem à Disney, detentora dos direitos e responsável pelo fechamento da LucasArts.
“Havia apenas algumas pessoas na Disney, Sony e Lucasfilm que se interessaram por estes jogos”, explica. “Estes executivos possuem idade o suficiente para ter jogado algum destes títulos quando crianças. Me impressiona o fato de tudo ter dado certo com tantas razões para este projeto não acontecer. Existem muitas partes envolvidas e tanta gente que poderiam ter dito não, que acabou acontecendo como um carro atraente que levava diretamente até as pessoas certas nos lugares certos durante o processo.”
E já que existe uma espécie de “passe livre” para o desenvolvimento destes jogos, Schafer diz que poderemos ter mais clássicos aparecendo por aí, como Full Thorttle: “Eu me sinto confiante com estes jogos”, diz. “Me preocupo com eles e quero cuidar de todos. Quero preserva-los. Muitos deles foram preservados pelos fãs, como Grim Fandango que durante anos foi preservado pelos fãs com emuladores. É como meu carro velho: quero mantê-lo funcionando. Não dá pra apenas deixá-lo parado na garagem.”
E seu cuidado com os jogos denuncia seu plano e intenção: “Adoraria revisitar todos eles e apenas dar-lhes amor. Mantê-los felizes e saudáveis. Grim (repare a intimidade com o jogo) não estava saudável nem feliz, foi praticamente perdido para o mundo. Você só podia jogo-lo pirateando ou comprando no eBay.”
E o incansável Schafer ainda encontra tempo e energia para terminar seu próximo jogo. Broken Age, a segunda parte de um jogo de aventura dos mesmos moldes dos clássicos o qual trabalhou e contou com apoio no Kickstarter está previsto para o início do ano que vem. E com este jogo disponível, a vez será de Day of the Tentacle.
“Vamos primeiro encontrar uma equipe para melhorá-lo e depois, falar sobre as características especiais que adicionaremos. Como estamos fazendo em Grim (Fandango). Tenho a minha lista de coisas que eu queria ver melhorado, mas temos engenheiros que são gênios trabalhando e descobrindo como fazer estes projetos velhos dançarem e cantarem novamente. Há pessoas mais inteligentes do que eu trabalhado nisso.”
Para saber o que lhe espera em breve, relembre com a gente a introdução deste clássico:
Assim como Grim Fandango, a versão remasterizada de Day of the Tentacle verá a luz do dia através dos computadores com Linux, Mac e Windows, além dos consoles PlayStation 4 e PS Vita.
Via (Polygon)