Preview Arkade – The Crew Motorfest surpreendeu no beta e tem tudo para ser um ótimo jogo de corrida
Joguei pouco o primeiro The Crew, mas o pouco que joguei foi o suficiente para ver que a então nova franquia de corrida da Ubisoft tinha futuro. Joguei muito mais o The Crew 2, que vinha com uma proposta maior, de misturar carro, barco e avião, além de muitos outros veículos, em uma festa a motor que se mostrou competente e recheada de conteúdo.
Até que chegamos em 2023, ano em que a série de corrida retornará, desta vez com foco na nova geração. Joguei o Closed Beta do The Crew Motorfest, à convite da Ubisoft, e terminei meus três dias de corridas no Havaí muito satisfeito, e com boas expectativas em relação ao game, prometido para 11 de setembro.
The Crew Motorfest segue a tendência puxada por Forza Horizon, de levar os jogadores para corridas arcade em pistas bem diferentes das tradicionais dos simuladores. Porém, a Ubisoft não fez apenas um “clone” do sucesso da Turn 10, trazendo também as suas boas ideias para somar positivamente no gênero, que é bem interessante por fazer muita gente, que não tem o costume de jogar games de corrida, curtir muito jogos desta natureza.
Em The Crew Motorfest, o jogador será guiado por playlists. Cada playlist tem um tema e um conjunto de corridas, com recompensas. Para jogar, você pode comprar o seu carro ou, se você já tiver jogado The Crew 2, poderá importar todos os seus carros do jogo passado, o que é ótimo! As playlists são muito variadas, a ponto do jogo nem parecer que é sobre uma aventura no Havaí.
Há, por exemplo, uma “amostra do Japão”, que traz corridas em ruas cheias de neon, bem diferentes do cenário comum do game, mas que entram no contexto. Ou um conjunto de corridas baseados na Porsche, também bacana. Se só pela beta já era possível ver uma infinidade de conteúdo, imagina só quando o jogo sair. E para quem fica desesperado ao olhar um mapa cheio de atividades, uma saída simples, mas prática aplicada no game envolve sempre direcionar o jogador, sozinho, para a próxima etapa do game.
O visual também está muito caprichado. O Havaí visto até agora convence, os carros estão cheios de detalhes, incluindo no painel, só com o “famoso retrovisor” que não funciona se mantendo por lá. Como disse, há outros cenários além do esperado de praia – vulcão – mata, e o jogo aparentemente vai conseguir não “enjoar” os seus jogadores com os mesmos cenários.
Mas é no controle que The Crew Motorfest se mostra excelente. O jogo está com um controle excepcional, para o seu gênero. Mesmo sendo um jogo com foco em corridas arcade, o controle está caprichado, especialmente se você escolhe correr com uma dificuldade mais elevada, com gameplay adaptado para isso.
É claro que guiar os carros por aqui não exigirá do jogador tanta atenção e preocupação com entrada correta em curvas e coisas do tipo. Entretanto, há sim bons elementos de simuladores aplicados por aqui, para não deixar o jogo “festivo” demais. Nas corridas, precisei frear antes das curvas, como em todo simulador, ao invés de fazê-las com o pé lá em baixo, o que seria aceitável num jogo destes, mas que a Ubisoft sabiamente não permitiu.
Apenas a IA dos adversários que ainda não está das melhores, mesmo na dificuldade mais alta. Se você já está acostumado com jogo de corrida, então poderá completar as provas praticamente sem usar o botão de voltar, e com uma boa vantagem em relação a seus rivais, ao menos os da IA. De qualquer forma, saí muito satisfeito do beta, e com ótimas expectativas.
O “gênero Forza Horizon” é uma excelente adição ao mundo dos jogos de corrida. Acredito que tal formato é uma evolução natural ao que vivemos em Need for Speed Underground e seus contemporâneos, com jogos que trazem muitos detalhes, mas também muita diversão. E, assim como Street Fighter 2, que trouxe consigo outros bons jogos de luta, a iniciativa de The Crew Motorfest tem tudo para somar positivamente neste gênero, hoje em dia mais recheado de jogos de simulação. Que eu gosto, mas que entendo que não é do tipo de jogo que agrada a todo mundo.
Resta agora, esperar dia 11 de setembro, para curtir mais o Havaí do novo The Crew, assim como conferir mais do que a Ubisoft trará em sua nova investida no mundo das corridas. O game terá versões para consoles PlayStation (o beta por aqui foi jogado em um PS5), consoles Xbox, e PC.