Programador cria um dispositivo que permite rodar jogos do Disk System do Famicom com cartões SD
Um programador da Armênia, conhecido como ClusterM, apresentou uma nova solução que, segundo o próprio, é uma opção de código aberto, baixo custo e fácil de se fazer para rodar jogos do Famicom Disk System em um Famicom.
Chamada de FDSKey, o dispositivo permite que os jogadores rodem games feitos para o add-on de disquetes através de um cartão microSD, exigindo apenas o próprio Disk System, um adaptador de RAM para o add-on e um cartão microSD. Ele foi desenvolvido com direito a uma tela OLED, para que possa ser alternada de forma mais fácil as imagens de disco em tempo real.
The FDSKey finally released! https://t.co/N9J0ue3yG0
— Лёша Кластер (@Cluster_M) June 1, 2023
An open-source, low-cost, and easy-to-build Famicom Disk System drive emulator featuring a sleek OLED display. pic.twitter.com/sXUo8eswgr
Já existe um acessório com este fim, o FDSStick, que custa cerca de US$ 31 e permite também que os jogos para o Disk System sejam acessados com maior facilidade. Mas o novo stick se mostra mais prático e mais simples, com a mudança de discos sendo feita no próprio dispositivo.
O Disk System foi lançado para o Famicom, apenas no Japão, e permitia que disquetes trouxessem games com melhorias em relação ao sistema de cartuchos. Por lá, jogos como The Legend of Zelda, Metroid e Castlevania aproveitaram suas melhorias, especialmente no som, muito melhores do que as versões ocidentais, que vieram apenas em cartucho.
O FDSKey não está à venda de forma direta. Mas como foi disponibilizado em código aberto, todo aquele que quiser fazer o seu próprio, poderá usar as informações de construção traziadas por ClusterM e produzir o seu próprio dispositivo.