Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

19 de abril de 2021
Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

Hoje em dia, o mundo dos videogames traz muitas alternativas de entretenimento. Mas, algo que nasceu com os games segue constante: o desafio, alguns deles, de arrancar os cabelos. Seja por causa de games Souls-Like, focados em um desafio enorme, ou no mundo online, quando seus inimigos são outras pessoas, não são raras as vezes em que um momento de lazer se torna, no final, em motivação para estresse.

Não que os videogames sejam os culpados disso. Mas vivemos em uma sociedade estressada. Em 2019, a OMS declarou o estresse no trabalho como uma doença. E, com a pandemia do novo coronavírus, um estudo da Uerj, a Universidade do Estado do Rio, publicado pela revista científica The Lancet, apontou o grande impacto de toda esta situação na saúde mental das pessoas.

As pessoas estão mais nervosas também. Nervosismo este que está ligada diretamente ao estresse. Se você acompanha o mundo dos games, e segue pessoas, famosas ou não, ligadas a videogame, pode acompanhar um pouco dessa fúria, que envolve a chamada “guerra de consoles”, mas que se estende a diversos outros temas. Mas, é claro que isso é só uma amostra do que se encontra no mundo. Dito isso, assumindo ou não, gostando ou não, concordando ou não: estamos vivendo “a era do estresse”.

Mas há meios disponíveis hoje, para que as pessoas possam não só controlar o estresse, como gerenciar uma qualidade de vida melhor. É com este foco, e buscando oferecer alternativas de vida saudáveis para quem joga videogame, que apresento o review do Galaxy Active 2, gentilmente cedido pela Samsung Brasil para testes. O smartwatch da companhia oferece bons recursos, úteis para quem quer, não só manter o controle de seu nível de estresse, jogando ou trabalhando, como para quem está a fim de buscar uma qualidade de vida melhor.

Conhecendo o Samsung Galaxy Active 2

Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

O smartwatch da Samsung é uma ponte entre o simples e o completo. Rodando o Tizen, sistema proprietário da Samsung, ele roda tanto o essencial, através de aplicativos feitos pela própria companhia coreana, quanto aplicativos feitos por terceiros que, se não tão completos e essenciais quanto os que o acompanham, ainda assim traz boas iniciativas.

Um aplicativo de terceiros especial para o relógio é o Spotify. Quem usa o serviço de músicas por streaming pode não só ouvir suas músicas no relógio, como ignorar o smartphone, baixando músicas no dispositivo e, com um fone bluetooth, poder sair pra corrida ou caminhada ouvindo músicas e podcasts sem o “peso” do celular.

Já entre os aplicativos da Samsung, temos o essencial, e com muita competência: temperatura, consumo de água, medidor de estresse, medidor de batidas do coração, calendário, lembretes, player de música (que controla a música do seu celular), horário mundial, monitorador de sono e assistente de exercícios estão entre os recursos que o acompanham.

Outros recursos não tão prioritários, mas que acrescentam muito, oferecem um leitor de notícias e até um navegador de internet, pelo qual consegui acessar o Youtube pra assistir vídeos. É o local ideal pra vídeo? Não. Mas mesmo assim, é divertido ver Pica-Pau nele:

Os watch faces também são variados e sempre chegam novos modelos para personalizar seu relógio.

Recursos úteis para quem trabalha com computador ou joga videogame por horas

Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

Como falei anteriormente, quem compra um smartwatch, com foco na manutenção da saúde, encontra bons recursos para lembretes ou vê nele um estímulo para algum exercício. No caso de quem joga videogame, é possível aproveitá-lo também, e de várias maneiras. Como, por exemplo, o lembrete de se levantar e se movimentar. Eventualmente, o smartwatch te convida a levantar, ou a fazer exercícios curtos, como girar o tronco, útil para quem passa muito tempo sentado.

Beber água também é algo muito importante. E há um aplicativo que gerencia isso, podendo adicionar cada copo bebido, que ajuda a garantir a dosagem adequada. Além disso, o smartwatch conta com recursos como medidor de caminhada, corrida, entre outros exercícios e esportes. Tudo medindo as batidas do coração.

Mas, o mais interessante de todos, é o medidor de estresse. Todos sabemos que videogame, embora seja um produto de entretenimento, também é fonte de muito estresse, dependendo do jogo. Um estudo recente mostrou os games que mais estressam os jogadores. Dark Souls, Fall Guys e Mario Kart são ótimos exemplos de jogos que parece que vão gerar bons momentos de lazer, mas terminam fazendo jogadores atirarem o controle na parede.

Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2
Dá pra brincar um pouco no próprio relógio também

O medidor de estresse do Galaxy Active 2 é fácil de usar. Você pode deixá-lo sempre funcional, ao custo de menor vida útil da bateria, ou medir ocasionalmente. Um gráfico vai medindo, durante o dia, o seu nível de estresse, e te recomenda, nos picos, uma pausa, com exercícios de respiração. Que tal considerar uma pequena sessão de respiração entre um “eliminado” de Fall Guys ou “você morreu” de Dark Souls e outro?

Pode ser, até, um “quem avisa, amigo é”, para definir a hora de parar com a jogatina, pelo menos por um pouco. Quem tem interesse em monitorar elementos de estresse, ou gosta de controlar melhor a saúde, pode encontrar no dispositivo um bom aliado.

Como funciona o sensor de estresse?

Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

A tecnologia chegou aos dispositivos da Samsung em 2014, no Galaxy S5. Através do sensor traseiro do dispositivo, ele monitorava o ritmo cardíaco e interpretava os níveis de estresse, avisando ao usuário quando os níveis estavam elevados, que ele pode relaxar um pouco.

O princípio foi levado aos smartwatches, com a possibilidade de oferecer a possibilidade de efetuar exercícios de respiração para ajudar a diminuir os níveis, caso estejam elevados. Também é possível, seja pelo relógio ou pelo app Samsung Health, conferir uma média dos níveis de estresse. Úteis demais para acompanhar sua situação e, em casos de suspeitas de níveis elevados, até buscar ajuda médica para compreender melhor o que pode estar acontecendo.

A psicologia explica a relação de games por estresse

Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

Para tentar entender melhor ainda a relação de videogames com estresse, procurei ajuda profissional. Gilson Peres, um de nossos membros da equipe, também é psicólogo. Gilson explicou, no texto abaixo, com clareza e equilíbrio, como os videogames, apesar de não serem os principais causadores de estresse, podem ser, mesmo sem querer, um potencial acréscimo para o aumento de nível de estresse de pessoas que já sofrem deste mal.

Confira no material abaixo:

Videogames e o estresse envolvido

No senso comum os videogames podem até ser vistos como um modo de distração, uma diversão ou hobby criativo. Entretanto, existe um potencial considerável de aumento de estresse por conta de jogos eletrônicos. Não que estes jogos sejam o principal culpado do estresse da maioria dos jogadores. Muito pelo contrário, na verdade, eles acabam servindo como estopim para um nível de estresse que já vinha crescendo paulatinamente a mais tempo. Com isso, é preciso ter bastante cuidado com os jogos que você escolhe para jogar e como você aprecia cada um deles.

Isso porque o estresse em níveis muito altos pode gerar desconfortos físicos e mentais muito fortes. Ele também está associado com transtornos de ansiedade e, em alguns casos, até com depressão. Desconfortos físicos relacionados ao estresse estão muito ligados ao aumento do batimento cardíaco e suor excessivo.

Porém não é incomum também aparecerem sintomas como dores de cabeça, gastrite, problemas na pele e até redução da imunidade do corpo, propiciando o aparecimento de várias doenças de forma indireta. Por isso é muito importante estar atento ao seu nível de estresse e, em casos graves, procurar ajuda de um profissional qualificado, como psicólogos ou psiquiatras. 

Claro que isso não quer dizer, como falamos no início, que os videogames são geradores automáticos de estresse. Na verdade tudo vai depender da forma com que cada pessoa se relaciona com o jogo em específico que ela está jogando. Existem pessoas que se estressam muito com os “souls like”. Já outras, possuem verdadeiro horror a jogos online e suas comunidades complicadas.

E há quem tenha gatilhos de estresse e ansiedade com jogos muito pavorosos e focados em aterrorizar seus jogadores. Muitas são as possíveis causas do estresse através do uso de videogames, por isso, é muito importante o exercício do autoconhecimento para que você saiba quais são os seus gatilhos de estresse, para poder evitá-los de forma mais consciente. 

Um bom amigo, para quem quer e busca por mais qualidade de vida

Saúde, estresse e videogames com o Samsung Watch Active2

Mais do que nunca, mais pessoas buscam por melhor qualidade de vida. E um smartwatch pode ser ótimo aliado. Usando e testando o Galaxy Active 2 da Samsung, é possível perceber como que existem recursos e ferramentas úteis para apoiar a melhorar questões simples, como o controle de água ingerida, medição do sono, ou lembretes e agendas.

E, para quem trabalha muito tempo em um computador, ou gosta de passar horas jogando games, além de, claro, observar batidas do coração, fazer uma caminhada regularmente ou medir seu estresse, o Galaxy Active 2 pode ser um ótimo companheiro. Há quem diga que tudo isso que abordamos é “besteira”, e que problematizamos algo. E não é verdade.

Apenas estamos oferecendo, para quem tem interesse em ter uma melhor qualidade de vida, opção para curtir seu hobby preferido, ou trabalhar, tendo noção de como andam elementos importantes, para poder se cuidar melhor. Afinal, nada melhor que curtir os melhores games, com a saúde em dia, não é mesmo?

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais