Começou assim: Math Jam, o primeiro game da Naughty Dog

24 de abril de 2022
Começou assim: Math Jam, o primeiro game da Naughty Dog

Quem conheceu a Naughty Dog no meio dos anos 90, com certeza vai se lembrar das divertidas aventuras de Crash Bandicoot. Quem conhece o estúdio atualmente, com certeza adora as explorações de Nathan Drake em Uncharted, e considera The Last of Us (tanto o primeiro quanto o segundo game), obras primas dos videogames.

Mas o “cachorro travesso” tem uma história ainda maior, com um começo que remete aos anos 80, e jogos que já mostravam a vontade de inovar de Andy Gavin e Jason Rubin, os fundadores do estúdio. Por isso, vamos hoje conhecer o primeiro game da Naughty Dog, que iniciaria uma rica história de um dos estúdios mais queridos dos nossos dias.

Primeiro JAM, depois Naughty!

A história da JAM Software se inicia em 1984, época a qual estúdios de videogame nasciam em todos os cantos do mundo. Impulsionados pelas iniciativas de Activision e Electronic Arts (cuja história já contamos em outra oportunidade), Andy Gavin e Jason Rubin fundaram a JAM, já lançando o Math Jam citado aqui para o Apple II.

Depois, o Apple II receberia mais dois games do estúdio, o Ski Crazed e Dream Zone, ambos os games publicados pela Baudville. Mas, por entenderem que seus games não estavam tendo o alcance desejado, Gavin e Rubin resolveram ir até a Electronic Arts, que estava em ascensão no final dos anos 80, quando publicaram, ainda para o Apple II, mas também para Amiga e MS-DOS, o Keef The Thief.

Começou assim: Math Jam, o primeiro game da Naughty Dog

Já com o nome de Naughty Dog, adotado em 1989, o estúdio estrearia nos consoles com Rings of Power, um RPG que também foi publicado pela Electronic Arts, para o Mega Drive. Foi aí que, procurando novas oportunidades, os amigos da Naughty Dog encontraram a Universal, que também queria investir muito no mundo dos games.

O primeiro game desta união é conhecido mais como um clássico trash do que um game de qualidade: Way of the Warrior, um dos muitos clones de Mortal Kombat que se por um lado, contou com inúmeros improvisos, o que inclui amigos dos desenvolvedores servindo de modelos para os personagens, por outro, foi o suficiente para a Universal ver no então pequeno estúdio, um grande potencial criativo.

Começou assim: Math Jam, o primeiro game da Naughty Dog

Assim, através de Mark Cerny, que seria posteriormente o nome por trás do PlayStation 4 e PlayStation 5, mas que na época estava na Universal, o game foi publicado pela companhia, que também havia confiado aos dois amigos mais três games. Observando a crescente dos games de mascote, e as oportunidades tridimensionais, a Universal se uniu à Sony, para a criação de “um tal de” Crash Bandicoot. E o resto da história todo mundo conhece.

Crash foi um tremendo sucesso, rendeu três games de enorme sucesso, mais o game de kart, e fez com que a Sony incorporasse, em 2001, o estúdio, garantindo exclusividades de games vindouros. Para o PlayStation 2, Jak and Daxter também fez muito sucesso, com a consagração vindo na geração seguinte, tanto com Uncharted, como principalmente com The Last of Us.

Hoje em dia, dois anos após The Last of Us Part II, que arrebatou uma legião de fãs e ganhou muitos prêmios, incluindo o prêmio de melhor jogo do The Game Awards, premiação que se valorizou nos últimos anos e ganha com imensa audiência e interesse de parte da comunidade gamer, a Naughty Dog continua como um dos estúdios mais influentes da indústria, e o cão travesso segue com um lar dentro da Sony, agora com o nome de PlayStation Studios.

Mas antes de Crash e Ellie, tivemos a matemática

Começou assim: Math Jam, o primeiro game da Naughty Dog

Voltando de novo no tempo, para o tempo que a Naughty Dog ainda era a JAM Software, vamos falar de seu primeiro game, o Math Jam. Feito para o Apple II, um computador que estava entre os preferidos dos desenvolvedores na época, o jogo foi lançado em 1985. A ideia do game era a de ensinar matemática e vender o game nas escolas.

Teoricamente, conseguir a atenção de professores e vender o jogo para as escolas, ao invés de vendas individuais, é uma forma mais rápida de obter retorno financeiro, e para um estúdio novo, era a forma para conseguir dinheiro mais rápido. Mas as escolas não aprovaram muito o game, o que fez com que pouquíssimas cópias estejam disponíveis hoje.

Existem, na verdade, pouquíssimas informações sobre o game. Quase não há imagens do jogo, e quando se procura informações do game, é fácil encontrar pessoas procurando uma cópia do jogo para sua coleção, visto que se trata de um capítulo importante de um dos estúdios mais queridos do mundo dos games.

Mas o que se encontra atualmente, é apenas a capa do jogo. A capa mostra, inclusive, que os primeiros dias da que se chamaria Naughty Dog no futuro, não foram dos mais fáceis. Mesmo depois, quando publicou seus games com a ajuda da Electronic Arts, o estúdio ainda teria que ralar muito, até chegar a oportunidade com a Universal e, com ela, o início de uma excelente relação com a Sony.

O que mostra que, para muita gente, a persistência faz parte do sucesso. Pois, para chegar na Naughty Dog de hoje, dois amigos tiveram que passar por muita coisa, entre jogos de matemática e produções improvisadas, até conseguirem, juntos, apresentarem seus talentos para, enfim, produzirem games memoráveis.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

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