Dez jogos “esquecidos” de Xbox 360 e PlayStation 3
Nós sabemos que muito da geração do Xbox 360 e PlayStation 3 acabaram ganhando novas oportunidades com o passar dos anos. Seja através de remasters ou da retrocompatibilidade, vários jogos acabaram ganhando novas oportunidades de serem curtidos pelos jogadores. Mas vários jogos, incluindo alguns bem interessantes, não tiveram essa chance.
Disponíveis apenas em seus hardwares originais, vamos juntos conferir alguns games bem legais, de uma geração inesquecível da história dos videogames, que trouxe conceitos que são utilizados até hoje, e que conseguem divertir até os dias de hoje, mesmo sem gráficos em 4K, Ray-Tracing e 60 FPS.
Stranglehold – 2007
Lançado nos primeiros dias de Xbox 360 e do PlayStation 3, além do PC, Stranglehold contou com a parceria de John Woo, para trazer ação com pancadaria em uma aventura na Unreal Engine 3. Se você gosta de Sleeping Dogs, com certeza vai gostar deste game aqui. No game, o jogador assume o papel de Tequila, que é um policial durão em busca de justiça, em uma sequência de Hard-Boiled, que chegou por aqui com o nome de Fervura Máxima.
A história se passa em Hong Kong, onde Tequila deve enfrentar uma poderosa organização criminosa liderada por um chefão do crime chamado Wong. O jogo apresenta intensos tiroteios e combates corpo a corpo, permitindo ao jogador usar o ambiente para criar sequências de ação cinematográficas, com tiros em câmera lenta e explosões espetaculares.
Além disso, Stranglehold é conhecido por sua jogabilidade altamente estilizada e ação acrobática, refletindo o estilo característico de John Woo. O jogo foi elogiado por sua mecânica de tiro inovadora e emocionante, mas também recebeu críticas por sua história e duração relativamente curta. E com certeza é um game que merecia mais atenção para um remaster ou mesmo um remake, por ter público para ser jogado nos dias de hoje.
MotorStorm: Apocalypse – 2011
MotorStorm: Apocalypse é um jogo de corrida desenvolvido pela Evolution Studios e lançado apenas para o PlayStation 3. O jogo se passa em um cenário pós-apocalíptico, onde os jogadores competem em corridas off-road em meio a ambientes destruídos por terremotos, enchentes e outros desastres naturais.
A história do jogo se desenrola em uma cidade em colapso, enquanto uma série de catástrofes naturais atingem a região. Os jogadores assumem o papel de pilotos ousados que participam do festival de corridas MotorStorm, enfrentando desafios mortais em meio ao caos urbano.
MotorStorm: Apocalypse oferece uma grande variedade de veículos, incluindo motos, buggies, carros de corrida e caminhões, cada um com características únicas de dirigibilidade. O jogo apresenta pistas intensas e desafiadoras, com muitos obstáculos e atalhos para os pilotos explorarem.
Heavenly Sword – 2007
O PlayStation 3 conta com mais jogos “esquecidos” por causa da própria Sony. Enquanto a Microsoft garantiu que vários de seus games de Xbox 360 estejam disponíveis até os dias de hoje, o console da Sony não teve o mesmo caminho, com a companhia apenas fazendo alguns remasters de seus games durante a era do PlayStation 4.
Ao menos os jogadores que possuem acesso ao streaming na PlayStation Plus podem jogar este game, já que jogos de PS3, incluindo este o qual estamos falando, estão disponíveis nesta modalidade.
Mas de formas gerais, tal atitude fez com que jóias do console, como Heavenly Sword, ficassem perdidas no tempo. O jogo conta a história de Nariko, uma guerreira habilidosa que possui a lendária espada celestial, uma arma poderosa e amaldiçoada.
A história se passa em um mundo de fantasia inspirado em uma atmosfera oriental. Nariko é membro de um clã que protege a espada celestial há gerações, mas a arma tem uma maldição que consome a vida de quem a empunha. Quando um exército invasor liderado pelo Rei Bohan ataca sua vila, Nariko se vê obrigada a usar a espada para enfrentar as forças inimigas.
A jogabilidade de Heavenly Sword combina combates de hack n’ slash com elementos de estratégia e quebra-cabeças. Nariko pode executar diversos combos com sua espada celestial, além de utilizar outras armas e estilos de luta ao longo da jornada. O jogo também apresenta sequências cinematográficas impressionantes, dando uma sensação de estar jogando um filme de ação.
Need for Speed Shift – 2009
Não é uma das séries mais lembradas quando o assunto é Need for Speed, mas eu gostava bastante desta “sub-série”, com dois jogos, que propunha algo mais realista, em comparação aos jogos “principais” da franquia, que naqueles dias tentavam ser “filmes de corrida interativos”, cheios de ação e efeitos visuais.
Need for Speed: Shift, lançado em 2009, é um jogo de corrida desenvolvido pela Slightly Mad Studios (a mesma de Project Cars) e publicado pela Electronic Arts. Ele faz parte da “grife” Need for Speed, mas diferente dos jogos da série na época, Shift tem um foco maior na simulação de corridas e na experiência realista de dirigir.
O jogo oferece uma grande variedade de carros licenciados e circuitos reais, proporcionando aos jogadores uma experiência autêntica de corridas. Ele também introduziu o sistema de pontos de experiência que permite aos jogadores desbloquearem novos carros, pistas e modos de jogo conforme progridem.
SOCOM 4 U.S. Navy SEALs – 2011
Mais um jogo que não teve remaster e nem retrocompatibilidade, SOCOM 4: U.S. Navy SEALs é um jogo de tiro tático em terceira pessoa desenvolvido pela Zipper Interactive e lançado em 2011 para o PlayStation 3. O jogo é parte da popular série (ao menos nos dias de PS2) SOCOM e coloca os jogadores no papel de uma equipe de elite da Marinha dos Estados Unidos, os SEALs, enquanto enfrentam missões perigosas em diferentes ambientes e locais pelo mundo.
A história do jogo se concentra em uma crise política e militar em um país fictício chamado Torongo, localizado na África. O jogador assume o controle do líder da equipe de SEALs, chamado Cullen Gray, que tem a missão de estabilizar a região, resgatar reféns e combater grupos rebeldes perigosos.
SOCOM 4 oferece uma experiência intensa de combate, onde o trabalho em equipe e a estratégia são fundamentais para o sucesso das missões. Os jogadores têm à disposição um arsenal diversificado de armas e equipamentos militares, bem como a capacidade de comandar seus companheiros de equipe e coordenar ataques em equipe.
3D Dot Game Heroes – 2009
Este não é necessariamente um jogo “esquecido”, pois foi “encontrado” e agora cópias originais custam pequenas fortunas em marketplaces mundo afora. 3D Dot Game Heroes é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela FromSoftware junto com a Silicon Studio e lançado em 2009 para o PlayStation 3. O jogo é uma homenagem aos clássicos jogos de aventura do estilo 8-bit e 16-bit, apresentando gráficos que lembram os primeiros jogos em 3D.
A história se passa no reino de Dotnia, que está ameaçado por uma força maligna que espalha o caos e a escuridão. O jogador assume o papel do herói escolhido, um personagem personalizável que parte em uma jornada para derrotar o mal e restaurar a paz no reino.
O jogo oferece uma jogabilidade nostálgica, com elementos de exploração, resolução de quebra-cabeças e combates contra inimigos variados. À medida que o jogador progride, pode coletar itens e equipamentos para fortalecer o herói e enfrentar desafios cada vez mais difíceis.
Remember Me – 2013
Lançado já nos dias finais da geração, é um jogo da francesa Dontnod Entertainment, publicado pela Capcom. Remember Me se passa em um futuro distópico na cidade de Neo-Paris, onde a tecnologia permite que as memórias das pessoas sejam digitalizadas e manipuladas.
Os jogadores assumem o controle de Nilin, uma jovem memória caçadora que é especialista em roubar e alterar as memórias das pessoas. Porém, ela perdeu suas próprias memórias e embarca em uma jornada para descobrir seu passado e desvendar os segredos sombrios por trás da corporação Memorize, que controla a tecnologia de memórias.
A jogabilidade de Remember Me é baseada em combate corpo a corpo e plataforma, combinando sequências de luta com quebra-cabeças ambientais. A mecânica principal do jogo é a capacidade de alterar as memórias dos inimigos e recriar ou apagar eventos importantes de suas vidas para manipulá-los a seu favor.
Folklore – 2007
Folklore é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Game Republic e lançado em 2007 exclusivamente para o PlayStation 3. O jogo combina elementos de RPG e ação, oferecendo uma experiência única com uma história intrigante e uma atmosfera misteriosa.
A história de Folklore gira em torno de duas personagens principais: Ellen, uma jovem mulher que viaja para a aldeia de Doolin em busca de sua mãe desaparecida, e Keats, um repórter investigativo que está buscando uma história sensacional. Ambos acabam descobrindo a existência de um mundo sobrenatural chamado Netherworld, povoado por seres místicos conhecidos como “Folks”.
A jogabilidade de Folklore é dividida em capítulos, onde os jogadores alternam entre controlar Ellen e Keats em suas respectivas jornadas. Cada personagem tem habilidades únicas e diferentes estilos de combate. Ellen utiliza “Folks” capturados em sua jornada, invocando suas habilidades especiais em combate. Já Keats utiliza sua câmera para fotografar os inimigos e aprender mais sobre eles, descobrindo suas fraquezas.
Driver San Francisco – 2010
Não sabemos os motivos que fizeram a Ubisoft engavetar a franquia Driver, já que desde que a publisher adquiriu os direitos da franquia, lançou poucos jogos, com Driver San Francisco sendo o último, e desde então ficando na geração que saiu, sem remaster nem nada do tipo. Apenas sabemos que, anos depois, o conceito do jogo “evoluiu” para o Watch Dogs que conhecemos atualmente.
Mas Driver San Francisco é um ótimo game. É um dos games da geração retrasada que rodam a 60 FPS, e que tenta trazer para a então nova geração um pouco do legado da franquia, que era muito popular lá nos anos 90, nos dias do primeiro PlayStation. Conta também com um gameplay bem diferente, já que se baseia em um protagonista em coma, que vive aventuras que permitem até uma troca de carros “sobrenatural”, dentro do contexto do paciente-protagonista.
Spider-Man: Web of Shadows – 2008
O Homem-Aranha contou com vários games interessantes nesta geração. Mesclou jogos exclusivos da Sony (que é detentora dos direitos do personagem nos cinemas até hoje) com jogos multiplataforma. Entre eles, o excelente Web of Shadows, muito querido pelos fãs do Cabeça de Teia até hoje.
Desenvolvido pela Beenox e lançado em 2008, o jogo está disponível para várias plataformas, incluindo PlayStation 3, Xbox 360, PC e outros.
A história se passa em Nova York, onde o Homem-Aranha precisa enfrentar uma terrível ameaça que se espalha pela cidade. Uma misteriosa substância conhecida como “Simbionte” infecta a população, transformando as pessoas em criaturas hostis e ameaçadoras. O herói se vê em meio a um dilema ao também ser afetado pelo Simbionte, levando-o a lutar contra seus próprios instintos sombrios.
A jogabilidade de Spider-Man: Web of Shadows permite que os jogadores explorem livremente a cidade, antes mesmo da franquia da Insomniac, balançando-se entre arranha-céus e enfrentando inimigos em combates acrobáticos. Além dos combates corpo a corpo, o jogo também oferece a possibilidade de alternar entre duas formas do Homem-Aranha: a tradicional roupa vermelha e azul, e a versão com o Simbionte, que confere poderes mais sombrios e agressivos.
Ao longo da jornada, o jogador deve tomar decisões que afetam a história e o rumo dos acontecimentos, influenciando o destino dos personagens e da cidade. Essas escolhas proporcionam diferentes finais e desfechos para o enredo, aumentando a rejugabilidade do jogo.