Goiás quer trazer a MotoGP de volta para o Brasil, e assinou protocolo de intenções com a Dorna Sports

3 de julho de 2024
Goiás quer trazer a MotoGP de volta para o Brasil, e assinou protocolo de intenções com a Dorna Sports

O governo de Goiás assinou um protocolo de intenções com a Dorna Sports, promotora da MotoGP, para que o Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, volte a sediar corridas a partir de 2026. O acordo, conforme trazido pelo Grande Prêmio, propõe corridas nos próximos três anos, podendo ser renovado até 2030. A primeira etapa aconteceria em março de 2026.

Após uma reunião com o diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta, em Madri, o secretário-geral de Governo de Goiás, Adriano da Rocha Lima, e o secretário de Esportes e Lazer, Rudson Guerra, assinaram o protocolo de intenções. O próximo passo é a discussão das minutas jurídicas para a assinatura do contrato.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, tem como objetivo tornar o estado uma referência para o motociclismo mundial. O Autódromo de Goiânia, que completará 50 anos em 28 de julho, passou por uma revitalização recente, envolvendo a pista, os boxes e os camarotes.

A MotoGP correu pela última vez no Brasil em 2004, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Este autódromo não existe mais, pois deu lugar ao Parque Olímpico onde foram realizadas as Olimpíadas do Rio de Janeiro, além de ser o local onde o Rock in Rio atualmente é realizado. Interlagos, que recebe a Fórmula 1, tem classificação D da FIM (que envolve as questões de segurança do traçado para os pilotos), o que impossibilita uma corrida da MotoGP no autódromo de São Paulo.

Mas o Brasil sempre tentou retornar à categoria, que corre apenas na Argentina aqui na América do Sul, lembrando que o GP argentino deste ano foi cancelado. Desde então, a Dorna assinou dois protocolos de intenção sem que nenhum deles avançasse. A volta à Goiânia depende também da homologação máxima da FIM, que entende que um circuito precisa oferecer o máximo de segurança a seus pilotos, que caem das motos durante as provas e precisam de áreas seguras de escape.

O primeiro passo para a homologação será uma vistoria de representantes da entidade. A expectativa é de que, se tudo correr conforme o esperado, o contrato seja assinado até o fim de agosto.

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Junior Candido

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