Unepic (PC): Um jogo indie que mistura RPG, Metroid e Castlevania

30 de agosto de 2012

Unepic (PC): Um jogo indie que mistura RPG, Metroid e Castlevania

Imagine você jogando um RPG de mesa com seus amigos quando as luzes acabam e de repente você se encontra dentro do jogo. Esta é a história de Unepic, um jogo indie de origem espanhola lançamento recente, que é uma excelente surpresa em um meio no qual impera a crença de que jogos de empresas menores são, se muito, passáveis até que se prove o contrário.

 

O jogo, que mistura elementos RPG com plataforma, foi quase totalmente feito por um homem só. Compreensivelmente, estes títulos independentes não possuem o apelo que o dinheiro das grandes produções compra. Ainda assim, Unepic confirma a ideia de que bons conceitos e aplicações podem oferecer experiências tão agradáveis quanto o novo hecatombe gráfico do trimestre.

Em alternativa ao que se vê nas grandes produções, o jogo oferece um roteiro inteligente, repleto de diálogos com muitas referências à outros jogos e à cultura nerd. Inspirado em Metroid e Castlevania, tem uma jogabilidade tradicional, sem inovar no gênero.

Unepic (PC): Um jogo indie que mistura RPG, Metroid e Castlevania

Não obstante, a navegação em seus menus e a alocação de pontos de experiência ao personagem permitem que a jogabilidade e o combate tenham um mínimo de profundidade, tornando possíveis várias maneiras de se enfrentar os inimigos no jogo.

A progressão da dificuldade é intensa e ampla, apresentando um modo fácil trivial e um difícil, bastante desafiador. Mesmo com problemas na programação dos monstros, o game oferece um alto nível de desafio no modo mais difícil.

O brilho de Unepic advém de dois elementos: a atenção aos detalhes e a sagacidade dos elementos narrativos. Quanto aos primeiros, vê-se o movimento das sombras, os objetos caídos no chão, os diferentes tons de amarelo nas paredes iluminadas e a necessidade, curiosamente divertida, de se acender tochas para iluminar as salas.

Unepic (PC): Um jogo indie que mistura RPG, Metroid e Castlevania

As armas requerem um tempo para serem trocadas e a presença de mascotes torna a dinâmica de combate mais empolgante. Sobre a narrativa, não apenas há referências à cultura pop e nerd, mas as mesmas são postas de maneira ácida e esperta.

Daniel, o protagonista, reúne traços de anti-heroísmo que eliminam a idéia de uma progressão moral durante a narrativa, aquele clichê onde o protagonista torna-se melhor ao final da jornada. Pelo contrário, Daniel, ao término de Unepic, termina o jogo mais velho, e aparentemente nem um pouco impactado por sua experiência. Anti-herói ou não, Daniel é um protagonista bastante divertido.

Aos que quiserem encarar, fica um trailer do game abaixo:

Você pode fazer o download de Unepic diretamente pelo site oficial do game, na aba downloads. O preço do jogo em suas várias versões varia de 15 a 50 reais. Uma versão demo também está disponível.

 

Comente nas redes sociais