Review – 2010 Fifa World Cup South Africa
Como é de praxe já, todo ano de Copa do Mundo significa uma versão especial do game Fifa dedicada ao torneio. Será que a versão de 2010 consegue ser campeã, se classifica na repescagem ou fica no meio do caminho nas eliminatórias?
2010 Fifa World Cup South Africa (PS3, X360, Wii, PSP) traz todas as 199 seleções afiliadas à Fifa com elencos e uniformes atualizados. No Brasil, por exemplo, é possível encontrar desde os jogadores regulares de Dunga como Kaká, Julio César e Lúcio até mesmo jogadores que pouco foram convocados ou que não fizeram parte das últimas convocações, tais como Diego Souza, Vágner Love e Ronaldinho Gaúcho. A EA Sports ainda afirmou que irá lançar um patch de atualização com todas as convocações – o que ainda assim significa nada de Neymar e Paulo Henrique Ganso no jogo.
Além dos jogadores (todos muito bem detalhados), 2010 Fifa World Cup traz ainda todos os técnicos das seleções que participarão do torneio. Apesar de parecer pouco, dá uma sensação maior de realismo ver Dunga gesticulando à beira do gramado enquanto Marcello Lippi (da Itália) permanece calmo vendo seus comandados. Animações especiais da torcida, que já existiam no jogo de 2006, voltam com gráficos renovados.
Os modos de jogo não são criativos, mas divertem bastante. O principal modo de jogo, como todos já podemos adivinhar, é o modo Copa do Mundo, no qual você pode optar por disputar as eliminatórias (com direito a treinos e amistosos) ou então ir direto pro torneio em si. Entre cada partida neste modo, você pode conferir várias informações, desde desfalques até os artilheiros, numa espécie de home page. Outro modo que retorna é o Story of Qualifying, que nada mais é que o antigo modo Cenário, onde você pode reeditar grandes momentos de Copas passadas.
A novidade nos modos de jogo é o Captain your Country. Inspirado no bom Virtual Pro do Fifa 10, o modo consiste em você criar um jogador e trilhar seu rumo até virar capitão do país e ganhar a Copa do Mundo. A premissa é bastante interessante, afinal esse é o sonho de muitos fãs de futebol, mas a câmera fixa igual a dos modos normais de jogo prejudica bastante – o ideal era ser a câmera que segue o jogador, mas pelo visto isto não estava nos planos da EA.
2010 Fifa World Cup ainda traz uma espécie de campeonato virtual entre os gamers do mundo todo. Ao configurar o game, você escolhe sua seleção preferida e, conforme você joga, esta seleção vai ganhando pontos, independente se você jogar com ela ou não. Para pontuar, no entanto, é necessário estar conectado à internet.
Os controles não mudaram das últimas versões para esta – ou seja, jogou algum Fifa, saberá jogar este. Uma novidade interessante é o Hospitality, que grava suas preferências e as transfere para jogos futuros da série que você venha a jogar. Outra adição no mínimo curiosa é a famosa paradinha. Carregue o chute e, no meio do movimento, aperte o botão de chute de novo – pronto, você fez a paradinha. É simples, mas dificilmente você enganará os goleiros virtuais com ela.
Uma dica: as zagas virtuais são extremamente suscetíveis a lançamentos altos e/ou rasteiros. É fácil deixar um atacante na cara do gol com um passe bem executado. Jogadores muito velozes (Robinho, Messi e Cristiano Ronaldo, por exemplo) levam ampla vantagem no ataque, pois a zaga é bastante lenta e sucumbe sem nem mesmo precisar de um drible.
Para quem gosta de futebol, 2010 Fifa World Cup South Africa é um game que vale a pena conferir – até mesmo comprar. Os pontos positivos (gráficos, modos de jogo variados) acabam sobrepondo (em parte) as poucas deficiências de gameplay. Enquanto a bola não rola na África do Sul, vale a pena matar o tempo com 2010 Fifa World Cup South Africa.