Arkade Comics: Cinco títulos que você deveria estar lendo agora!
E aí pessoal? A Arkade Comics estava em stand by, mas está de volta cheia de novidades. Hoje é domingo, por isso fizemos uma lista com títulos pra você aproveitar hoje mesmo ou colocar na sua lista de quadrinhos para ler!
1. Watchmen
É claro que a saga de Alan Moore e Dave Gibbons estaria na lista, a graphic novel foi tão importante que é considerada (juntamente com outros grandes títulos) uma das responsáveis pelo início de histórias em quadrinhos com tramas mais adultas, tirando o foco do público infantil.
Para quem não conhece a trama, o enredo tem inicio quando O Comediante (Edward Blake) é assassinado, fazendo com que o anti-héroi Rorschach inicie uma investigação em busca do culpado, indo atrás de seus antigos companheiros. Com um final surpreendente e uma narrativa que prende o leitor do inicio ao fim, Watchmen (que foi publicada há quase 30 anos atrás), ainda é uma obra que merece um lugar na sua estante.
Dica: Tem uma adaptação em filme, que foi um sucesso. O roteiro não segue fielmente os quadrinhos, mas não deixa de ser um ótimo filme.
2. Maus: A História de um sobrevivente
Uma grandiosa obra do incrível Art Spiegelman, a qual Vladek Spiegelman, um judeu polonês, narra sua própria história ao filho Art, de como foi a luta pela sobrevivência em um campo de concentração e as atrocidades perturbadoras que fizeram parte do holocausto.
O autor representa, de uma maneira sublime e curiosa, os judeus como ratos, nazistas como gatos e americanos como cachorros, envolvendo o leitor tão intensamente, que trás a tona diversos sentimentos durante a narrativa.
A obra foi publicada em 1986 e ganhou o — merecido — Prêmio Pulitzer de literatura, provando que também merece um cantinho na cabeceira de sua cama para ler e reler.
3. Daytripper
Olha uma obra (tecnicamente) brasileira, gente! Daytripper, produzida pelos talentosíssimos irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, leva o selo Vertigo da DC Comics e ganhou o prêmio Eisner (O oscar dos quadrinhos). A trama inspiradora, conta a história de Brás de Oliva Domingos, filho de um famoso escritor brasileiro, frustrado por viver na sombra do pai e sonhando em se tornar um escritor de sucesso. Quais são os dias mais importantes da sua vida? Essa é a grande pergunta que se faz presente em toda a jornada de Brás, o qual espera ansiosamente sua vida começar. Cada dia na vida do personagem principal é como a página de um livro, encontrando seu fim e a cada novo capítulo, um recomeço.
Uma obra que irá lhe fazer pensar sobre o que é verdadeiramente importante na sua vida.
4. New York: A vida na grande cidade
Se você não se sente obrigado a ler essa obra-prima pelo simples fato de pertencer ao mestre Will Eisner, então talvez a narrativa cativante ou as histórias que registram momentos da vida dos habitantes de Nova York podem acabar prendendo sua a atenção.
Eisner reúne diversos contos, vinhetas e tirinhas que mostram ações cotidianas, as vezes engraçadas e outras vezes trágicas, além de mostrar a indiferença e a solidão dos habitantes da metrópole.
Uma obra para saborear aos poucos ou ler tudo de uma vez.
5. Sandman
Neil Gaiman, junto com o selo Vertigo, trouxe para o mundo, em 1988, esse clássico dos quadrinhos.
As histórias da obra giram em torno do governante do Sonhar (O Sonho) e seus irmãos perpétuos, Morte, Destino, Desejo, Destruição, Desespero e Delírio. A trama mostra o relacionamento dos perpétuos com nosso universos e as criaturas que nele habitam. Um clássico imperdível que chegou ao Brasil em 10 arcos, sendo o primeiro nomeado de Prelúdios e Noturnos, e o último chamado O Despertar.
Não se preocupem, não é necessário correr para comprar várias revistas individuais. Foram lançados encadernados com capa dura e de luxo, onde tem todos os arcos reunidos. O preço é um pouco salgado, mas para amantes de quadrinhos, as histórias do Sonhar e seus irmãos valem cada centavo.
E o seu “top 5”? Qual é?
Esta lista foi criada de acordo com a minha opinião. Não foi feita uma curadoria minuciosa por especialistas da área, são apenas histórias que me marcaram e que desejo que marquem (de forma positiva) outras pessoas. Acreditem, foi muito difícil escolher apenas cinco, deixando de fora títulos com Sin City, Belladona, V de Vingança, Vampiro Americano, Azul é a Cor mais Quente, Valente, entre outros (sem contar as grandes sagas da DC e da Marvel).
Espero que você tenha gostado. Deixe aí suas opiniões e sugestões de títulos para acrescentar esta lista e quem sabe trazer mais histórias bacanas pra esta matéria.