Ir para o conteúdo

Nintendo ordena a remoção de um vídeo sobre um antigo Zelda Tático cancelado do Youtube

Um vídeo do canal Did You Know Gaming, falando sobre um game tático de Zelda que foi cancelado, recebeu um strike no Youtube da própria Nintendo. Entenda melhor esse caso.

Renan do Prado ,

Esta matéria é de 2022 e pode estar desatualizada.

Nintendo ordena a remoção de um vídeo sobre um antigo Zelda Tático cancelado do Youtube

Uma das coisas mais interessantes (e tristes) sobre falar de video games é pesquisar e falar sobre projetos antigos que foram cancelados. De games que nunca foram finalizados e representam um produto e história que nunca poderemos jogar. É algo muito interessante quando nos apronfundamos na história dos videos games e descobrimos coisas nunca vistas antes. Mas, para a Nintendo, isso não é algo legal não.

Provavelmente você conheça o canal Did You Know Gaming no Youtube, mas se não conhece, trata-se de um canal dedicado a documentar a história dos video games, trazendo muitos conteúdos interessantes, principalmente sobre segredos nunca descobertos em algum game, ou até falando sobre games e ideias canceladas que nunca viram a luz do dia.

Em outubro, o canal fez um vídeo muito legal sobre um game da franquia The Legend of Zelda que nunca foi lançado. Tratava-se de um RPG tático para Nintendo DS que se chamaria Heroes of Hyrule. O game seria uma história em que algumas crianças encontram um livro antigo contando a lenda da derrota de Ganon. As crianças deveriam procurar novas páginas do livro, o que liberaria novos recursos e histórias para o game, com suas batalhas rolando ao estilo de Final Fantasy Tactics.

Infelizmente, não há nenhuma imagem ou gameplay do jogo em si, e o video da Did You Know Gaming exibia somente algumas poucas artes conceituais feitas para o game, cuja ideia estava sendo encubada pelo estúdio Retro Studios, o mesmo da franquia Metroid Prime.

Publicidade
Nintendo ordena a remoção de um vídeo sobre um antigo Zelda Tático cancelado do Youtube (imagem 2)
As artes conceituais de Heroes of Hyrule.

O vídeo foi lançado lá em Outubro, mas infelizmente não podemos mais assistir, pois a própria Nintendo enviou um copyright strike no vídeo, obrigando-o a ser removido do site. Aqui está o link do vídeo https://youtu.be/cIHtTl4U4yU, que já não pode mais ser acessado.

O canal Did You Know Gamning revelou o strike tomado no Twitter, mostrando um print do aviso de copyright strike, junto de uma mensagem em inglês que diz:

A Nintendo removeu o nosso vídeo sobre Heroes of Hyrule do Youtube. Esse era um vídeo jornalístico documentando um game que a Retro Studios apresentou à Nintendo há quase 20 anos atrás. Isso foi uma tentativa de uma grande corporação em silenciar qualquer tipo de jornalismo que eles não gostem, e um tapa na cara para a preservação de video games. Nós estamos explorando todas as opções disponíveis para restaurar o vídeo.”

O vídeo, que conta com depoimentos de pessoas que trabalharam no projeto, contam sobre a produção do game e sobre o estado da Retro Studios na época, que também estava trabalhando em Metroid Prime 2, passando por situações difíceis de burnout em sua produção, fora o desejo de sua equipe de querer trabalhar em algum projeto diferente, que seria Heroes of Hyrule, se não houvesse sido cancelado.

Publicidade

O canal ainda mencionou, após o vídeo ter sido deletado, que todas as informações colhidas para o vídeo foram feitas da mesma maneira feita por eles em todos os seus vídeos. Sendo assim, tudo ao que tiveram acesso, tanto de informações e imagens, foi mediante pesquisa e acesso a documentos em posse de pessoas que trabalharam no projeto cancelado.

Segundo eles, durante a produção do vídeo, veio a seu conhecimento que a Nintendo ultimamente está muito irritada com ex-desenvolvedores falando sobre projetos cancelados na internet, bem como qualquer um cobrindo esses assuntos. E bem, agora a empresa tomou a ação costumeira de sempre: Alguém fez algum conteúdo legal sobre uma obra deles? Eles vão lá e acionam seus advogados contra essa pessoa.

Um ponto interessante a se relembrar, e algo que eu vivo batendo o martelo, é em relação a preservação de video games, algo que os grandes estúdios propositalmente dificultam sempre que podem. A própria Nintendo, ao anunciar o fechamento da eShop no 3DS e no WiiU, chegou a fazer comentários bem infelizes sobre a preservação de seu próprio legado, comentando que, para eles, a forma ideal de se fazer isso é através de assinaturas, o que coloca esses games antigos em total controle deles. Se eles resolverem retirar um clássico de suas assinaturas, então ninguém mais pode jogá-los, a menos que possuam seus cartuchos originais.

Nesse caso, a Did You Know Gaming não estava disponibilizando um executável ou uma ROM desse game cancelado para ser jogados (Afinal, ROMs e Emuladores são um pecado capital nos olhos da Nintendo), mas sim documentando a história de um game que nunca foi lançado.

Não é de hoje que a Nintendo aciona seus advogados pelas mais inúteis – ou pelo menos questionáveis – razões. Outro exemplo foi a empresa enviando um aviso de infringimento de direitos autorais para um site que apenas serve de banco de dados para imagens a serem usadas como capas para games na Steam, de forma totalmente gratuita.

No fim, a Nintendo tem o direito de impedir coisas desse tipo? Sim, no papel ela tem sim esse direito. Isso torna essas ações menos piores? Com certeza não, e só servem para acumular mais e mais a má fama que a empresa tem entre jogadores.

No fim, jamais ouse fazer um fan game homenageando algum título da Nintendo (E se o fizer, não deixe nenhum youtuber famoso descobrir sobre isso). Jamais faça uploads de trilhas sonoras de seus games (mesmo se ela mesma não o fizer). Jamais, sob hipótese alguma, mencione as palavras “ROM” e “Emulador” perto de alguém que trabalha para empresa. E agora, nem mesmo tente falar sobre seu passado, pois eles não vão gostar. Vai saber, eles podem no fim enviar o próprio Phoenix Wright com um processo de milhões de dólares e uma ordem de prisão.

(Via: Kotaku)

Publicidade
Próxima matéria O primeiro Legend of Zelda ganhou um port homebrew para o Master System Nintendo O primeiro Legend of Zelda ganhou um port homebrew para o Master System The Legend of Zelda ganhou um port homebrew jogável no Master System, com exploração de Hyrule, combate e código aberto no GitHub.

Metroid Prime

Ficha do jogo
Plataformas
Nintendo, Retrô
Lançamento
18 de novembro de 2002
Desenvolvedora
Retro Studios
Publicadora
Nintendo
Gênero
Tiro em primeira pessoa
Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais matérias de Renan do Prado

Buscar no Arkade