Ir para o conteúdo

O incrível Nemesis System, preso por patentes da Warner, só foi criado por causa de ganância corporativa

Quem diria que um dos sistemas mais interessantes criados pela indústria é fruto não da criatividade, mas da ganância dos executivos?!

Renan do Prado
O incrível Nemesis System, preso por patentes da Warner, só foi criado por causa de ganância corporativa

O Nemesis System, nascido em Middle-Earth: Shadow of Mordor, é uma criação verdadeiramente fantástica… que está trancada num porão para que ninguém possa usá-la, pois a Warner patenteou a mecânica. Muitos games poderiam ter aperfeiçoado e evoluído esse sistema, mas isso não vai rolar. E pior ainda, agora sabemos o que incentivou a criação desse sistema. E não foi criatividade. Foi ganância.

Laura Fryes, ex-executiva da WB Games que trabalhou com a finada Monolith (que a Warner infelizmente fechou recentemente), comentou em seu canal no Youtube as razões para a criação desse popular e esquecido sistema.

Na época, a Warner estava insatisfeita com os números de vendas de Batman: Arkham Asylum, pois muitos jogadores compravam o game, terminavam, e revendiam o game para lojas ou amigos. E como a Warner só lucrava com a primeira venda do game, eles não estavam ganhando dinheiro dessa forma.

Assim, a Warner e a Monolith pesquisaram uma ideia que faria com oque os jogadores não quisessem vender seu game, mantendo-o em suas coleções para sempre. E a resposta para isso foi o Nemesis System, um sistema em que os orcs de Shadow of Mordor reagiam às ações do protagonista Talion, especialmente se eles o matassem.

Publicidade

Para quem não lembra (ou não jogou), se um orc genérico matasse Talion, ele subiria de rank no exército de Mordor e se lembraria do guerreiro quando o encontrasse novamente, ficando mais forte. Esse sistema gerava muitas histórias paralelas que surgiam de forma orgânica — o que poderia motivar novas jogatinas — e era, sem dúvida, uma das coisas mais legais do game.

Porém, agora sabemos que um dos sistemas mais interessantes criados nos últimos anos é fruto não da criatividade, mas da ganância e da necessidade de monetização. O que, sejamos sinceros, não é nada estranho, ainda que seja um pouco decepcionante.

Siga o Arkade no Instagram @revistaarkade Seguir

E enquanto isso, o Nemesis System continua engavetado pela Warner (ele supostamente seria usado no game cancelado da Mulher Maravilha, que estava em desenvolvimento pela própria Monolith), e sua patente que só vai terminar lá pra 2037. E ninguém, fora eles, poderão usar o sistema para nada. A questão é: Por que eles não usam um sistema tão legal em seus games atuais?

(Via: Rock Paper Shotgun)

Próxima matéria Valve sofre imenso vazamento revelando 12 TB de arquivos, incluindo builds de Portal 2 e do cancelado Half-Life 2: Episode 3 PlayStation Valve sofre imenso vazamento revelando 12 TB de arquivos, incluindo builds de Portal 2 e do cancelado Half-Life 2: Episode 3 Um erro em um dos sistemas da Valve resultou m um vazamento acidental de cerca de 12 TB de dados, incluindo builds de Portal 2 e do que possivelmente seja Half-Life 2: Episode Three!
Plataformas
PlayStation, Xbox, PC
Lançamento
30 de setembro de 2014
Desenvolvedora
Monolith Productions, Feral Interactive
Publicadora
Warner Bros. Interactive Entertainment, Feral Interactive
Gênero
RPG eletrônico de ação
Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais matérias de Renan do Prado

Buscar no Arkade