Paranoid foi a última música tocada ao vivo pelo Black Sabbath em seu show de despedida

O show de despedida do Black Sabbath e Ozzy Osbourne, realizado em 5 de julho de 2025 no Villa Park, em Birmingham, foi um evento marcante na história do rock e do heavy metal.
A importância deste momento dentro do mundo do rock foi de grande significado, reunindo fãs e artistas (que também são fãs) para homenagear uma das bandas mais influentes de todos os tempos.
Por isso, vale a pena falar mais deste evento histórico, assim como abordar as músicas tocadas no festival, além das últimas notas tocadas pelos integrantes desta histórica banda.
Veja também:
- Ex-baixista de Ozzy Osbourne relembrou o episódio da “mordida do morcego” em 1982
- Earth: The Legendary Lost Tapes – As origens do Black Sabbath serão relançadas em CD e vinil
- Ian Gillan está muito feliz com o remix de Born Again, seu único disco com o Black Sabbath
A verdadeira despedida do Black Sabbath
O Back to the Beginning ocorreu em um local simbólico: o Villa Park, um estádio construído nas ruas onde Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward cresceram, perto de onde a banda foi formada em 1968.
O diretor musical Tom Morello descreveu o dia, conforme visto no The New York Times, como um dos mais históricos do heavy metal, e a evidência sugere que não foi exagero. Foi a despedida final do Black Sabbath e de Ozzy Osbourne, marcando o fim de uma era para o gênero. Quem esteve lá descreveu os momentos como emocionais e nostálgicos, com uma celebração que reuniu fãs de todo o mundo.
Estrutura do Show e Participações
O show foi estruturado com performances de diversas bandas e dois supergrupos, totalizando 68 músicas.
Cada ato trouxe sua própria interpretação, incluindo covers de clássicos do Black Sabbath, além de originais. Abaixo, conforme uma lista apresentada pelo Louder, confira as performances em uma tabela organizada por ordem de apresentação:
| Banda/Grupo | Músicas Tocadas |
|---|---|
| Mastodon | Black Tongue, Blood and Thunder, Supernaut (com Mario Duplantier, Danny Carey, Eloy Casagrande) |
| Rival Sons | Do Your Worst, Electric Funeral, Secret |
| Anthrax | Indians, Into the Void |
| Halestorm | Love Bites (So Do I), Rain Your Blood on Me, Perry Mason |
| Lamb of God | Laid to Rest, Redneck, Children of the Grave |
| Supergroup A | The Ultimate Sin, Shot in the Dark, Sweet Leaf, Believer, Changes, Mr. Crowley (com participações como Lzzy Hale, Nuno Bettencourt, Jack Black) |
| Alice in Chains | Man in the Box, Would?, Fairies Wear Boots |
| Gojira | Stranded, Silvera, Mea culpa (Ah! Ça ira!) (com Marina Viotti), Under the Sun |
| Drum Off | Symptom Of The Universe (com Chad Smith, Travis Barker, Danny Carey, Tom Morello, Nuno Bettencourt, Rudy Sarzo) |
| Supergroup B | Breaking the Law, Snowblind, Flying High Again, Rock Candy, Bark at the Moon, The Train Kept A-Rollin’, Walk This Way / Whole Lotta Love (com Billy Corgan, Sammy Hagar, Steven Tyler, entre outros) |
| Pantera | Cowboys From Hell, Walk, Planet Caravan, Electric Funeral |
| Tool | Forty Six & 2, Hand of Doom, Ænema |
| Slayer | Disciple, War Ensemble, Wicked World, South of Heaven, Raining Blood, Angel of Death |
| Guns N’ Roses | Never Say Die, Junior’s Eyes, Sabbath Bloody Sabbath, Welcome to the Jungle, Paradise City |
| Metallica | Hole in the Sky, Creeping Death, For Whom the Bell Tolls, Johnny Blade, Battery, Master of Puppets |
| Ozzy Osbourne | I Don’t Know, Mr. Crowley, Suicide Solution, Mama, I’m Coming Home, Crazy Train |
| Black Sabbath | War Pigs, N.I.B., Iron Man, Paranoid |
Destaques e Momentos Memoráveis
Alguns momentos se destacaram, como o “Drum Off” com Chad Smith, Travis Barker e Danny Carey, acompanhados por Tom Morello, Nuno Bettencourt e Rudy Sarzo, tocando “Symptom Of The Universe”.
Participações especiais, como Jack Black em “Mr. Crowley” e Steven Tyler em “The Train Kept A-Rollin'” e um medley de “Walk This Way” e “Whole Lotta Love”, adicionaram um toque único ao evento.
Os supergrupos, formados por músicos como Lzzy Hale, Nuno Bettencourt, Billy Corgan e K.K. Downing, trouxeram interpretações de clássicos, enquanto bandas como Slayer e Metallica fecharam a parte das convidadas com sets poderosos.
Nostalgia e gratidão no adeus aos lendários criadores do heavy metal
O show foi descrito como uma celebração triunfal e emocional, com uma atmosfera eletrizante. Relatos indicam que terminou com fogos de artifício e um bolo gigante, simbolizando o fim de uma era e o legado duradouro do Black Sabbath.
Foi um dia especial, com fãs e artistas reunidos para prestar homenagem aos pioneiros do heavy metal, reforçando o impacto cultural da banda.
Aproveite que está aqui e siga o Arkade no Facebook, Instagram, Threads, no X, TikTok, Discord, Telegram e Youtube.
O melhor dos games está na Nuuvem, confira as ofertas e garanta o seu novo game!
Aproveite e confira o melhor das ofertas em games na Amazon
Ganhamos uma pequena comissão nos links compartilhados em nossos posts. Você não gastará nada mais com isso e ainda apoiará o jornalismo independente de games e cultura.