Ir para o conteúdo

Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC

THQ processa a EA e a Zuffa pela transferência dos direitos da franquia UFC e pede indenização milionária na Justiça americana.

Renan do Prado

Esta matéria é de 2013 e pode estar desatualizada.

Treta: THQ volta para assombrar judicialmente a EA e o UFC

Nove meses após sua “morte”, a THQ volta a chamar atenção ao processar a EA e o próprio UFC pela aquisição da franquia de jogos de MMA. Entenda essa treta!

Em janeiro desse ano, após meses sofrendo uma terrível crise financeira, a THQ entrou em falência, tendo seus estúdios dissolvidos e suas franquias vendidas para outras produtoras, como por exemplo o game South Park: The Stick of Truth, que passou para as mãos da Ubisoft.

Antes da derradeira falência, outra empresa, a EA, conseguiu obter os direitos de produção dos jogos da franquia UFC, que eram da THQ. O próximo título da  série, EA Sports UFC, já estava em produção e seria lançado para consoles next-gen. No entanto, a THQ, que produziu os games do UFC entre 2009 e 2011, não está nem um pouco feliz com isso.

Publicidade

Mesmo após ter declarado falência e se desfazer de seus estúdios e franquias, a THQ ainda não foi totalmente fechada. A empresa reergueu-se para entrar com processo contra a EA e a Zuffa, empresa que comanda o UFC. O motivo da ação judicial é a forma como a primeira obteve os direitos de produzir a franquia de MMA.

Segundo a própria THQ, em 2011, dada sua péssima situação financeira, a empresa passou a considerar a possibilidade de ser vendida para outra companhia maior e assim tentar evitar a falência. Ela entrou em contato com a EA para estudar um possível acordo. A THQ afirmou que, durante o mês de dezembro de 2011, ambas as empresas fizeram várias reuniões discutindo uma possível compra, até que a EA terminou qualquer tipo de contato com a THQ, ainda naquele mês.

ufc-3-undisputed_content[1]

Durante as reuniões, a THQ apresentou para a EA várias informações sobre sua situação financeira, incluindo vendas detalhadas e as receitas da franquia UFC, e até mesmo o projeto de gastos do próximo game da série. Ainda em dezembro, a Zuffa enviou uma carta para a THQ dizendo que queria encerrar o contrato de produção dos jogos do UFC por conta da crise que a empresa estava passando.

Siga o Arkade no Instagram @revistaarkade Seguir

E aí é que tudo se encaixa: A THQ alega que a EA, em posse das informações financeiras confidenciais da THQ, entrou em contato com a Zuffa e entregou todas as informações. Usando estas informações privilegiadas, a EA expressou o desejo de comprar a franquia UFC diretamente da Zuffa, atropelando as relações com a THQ e motivando a Zuffa a terminar seu contrato com a dona original dos direitos, o que seria uma interferência ilícita.

Em junho de 2012, a licença da franquia foi transferida para a EA. A Zuffa pagou 10 milhões de dólares para a THQ para encerrar o contrato, mas extinta empresa alega que, na época, o contrato valeria 20 milhões e que a EA certamente teria pago ainda mais do que isso.

Publicidade

ufcundisputed[1]

Por conta disso, neste mês a THQ entrou em processo judicial contra as duas empresas, pedindo a anulação da transferência da franquia UFC para a EA e a devolução da propriedade intelectual ou do valor da franquia. A THQ também pede compensação por dados de no mínimo 10 milhões de dólares. E, além disso, a THQ quer que a EA entregue todos os lucros que obteve com a franquia, e que a corte americana desaprove o pedido de falência que a Zuffa fez sobre a THQ no valor de 1,96 milhão de dólares.

A EA declarou ao site Polygon: “Acreditamos que essas acusações não tem mérito”. A THQ está evitando falar mais sobre o caso por conta do processo judicial.

Em sua opinião, quem está com a razão nessa briga? Acha que a jogada da EA foi válida? Ou que a THQ não tinha muitas opções devido a sua situação? A EA já foi considerada duas vezes como a pior empresa dos Estados Unidos, tendo uma imagem polêmica entre os fãs apesar das inúmeras franquias bem sucedidas comercialmente que lança todos os anos.

(Via: Polygon)

Próxima matéria Jogos como Call of Duty, EA Sports FC e Fortnite são os que podem perder mais jogadores quando GTA VI chegar, conforme consultoria PlayStation Jogos como Call of Duty, EA Sports FC e Fortnite são os que podem perder mais jogadores quando GTA VI chegar, conforme consultoria Consultoria aponta quais jogos, como Call of Duty e Fortnite, podem perder jogadores quando Grand Theft Auto VI for lançado.

EA Sports FC

Ficha do jogo
Plataformas
PlayStation, Xbox, Nintendo, PC
Renan do Prado

Amante de Metal Gear, platinador de Soulsborne e exímio jogador online (quando o lag não atrapalha).

Mais matérias de Renan do Prado

Buscar no Arkade