Fórmula 1 renova contrato e mantém o Grande Prêmio de São Paulo no calendário até 2035
A Fórmula 1 renovou o contrato do Grande Prêmio de São Paulo, que seguirá em Interlagos no calendário da categoria até 2035.
A Fórmula 1 anunciou neste sábado (7) a extensão por cinco anos do acordo do Grande Prêmio de São Paulo, garantindo a prova no calendário até 2035 inclusive. O contrato assegura a continuidade do Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, que integra a programação da categoria há mais de 50 anos, ficando de fora apenas durante o período dos anos 80 em que a categoria correu no Rio de Janeiro.
O circuito chamado de Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao vencedor do GP Brasil de 1975, mede 4,309 quilômetros, tem 15 curvas e um traçado ondulado que costuma produzir disputas roda a roda. Em mais de cinco décadas no calendário, Interlagos viu cinco brasileiros cruzarem a bandeira quadriculada, entre eles Ayrton Senna, e decidiu seis Campeonatos Mundiais de Pilotos, incluindo os conquistados por Fernando Alonso e Lewis Hamilton, sendo um dos traçados preferidos dos pilotos.
O ambiente de festa nas arquibancadas e nas ruas de São Paulo ajuda a transformar o fim de semana em um dos momentos mais aguardados da temporada. O país já formou 33 pilotos de Fórmula 1, entre eles Gabriel Bortoleto e Rafael Câmara, que correm neste fim de semana em casa.
A base de fãs no país aumentou e chegou a 75,8 milhões em 2025, com alta de 6,5% em relação a 2024; desse total, 44% são mulheres e 41% têm menos de 35 anos. Nas redes sociais, a Fórmula 1 soma quase 5,5 milhões de seguidores brasileiros. O público presencial também cresceu: 303.627 pessoas em 2025, contra 291.717 no ano anterior, segundo números divulgados pela categoria.
O impacto econômico do Grande Prêmio de São Paulo de 2025 ficou em R$ 2,3 bilhões para a cidade, 9,7% acima do recorde de 2024. A prefeitura de São Paulo, afirmou no comunicado enviado pela categoria o compromisso de investimentos contínuos para melhorar a experiência de público e convidados nos próximos anos.
O acordo de transmissão com a Globo segue até 2028: assinantes do SporTV podem acompanhar treinos, classificações, Sprint e corridas ao vivo e sob demanda, enquanto 15 Grandes Prêmios também entram na programação aberta da Globo ao longo da temporada. Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, destacou a paixão da torcida brasileira e o papel histórico do país, que já formou 33 pilotos na categoria.
Ricardo Nunes ressaltou que a renovação traz previsibilidade para investimentos, gera empregos e reforça o turismo e a projeção internacional de São Paulo. Alan Adler, CEO do São Paulo Grand Prix, afirmou que a extensão reconhece o trabalho de modernização do circuito e a parceria com a prefeitura. A próxima edição, o Grande Prêmio de São Paulo de 2027, já está marcada para os dias 5 a 7 de novembro.
Aproveite que está aqui e siga o Arkade no:
Ganhamos uma pequena comissão nos links compartilhados em nossos posts. Você não gastará nada mais com isso e ainda apoiará o jornalismo independente de games e cultura.




