Ir para o conteúdo

RetroArkade – Ronaldo V-Football, o jogo “oficial” do Fenômeno

Ronaldo Fenômeno era um dos grandes nomes do futebol nos anos 90 e 2000. Assim, ganhou um game licenciado de futebol com seu nome na capa. Conheça o curioso game de Playstation.

Junior Candido

Esta matéria é de 2021 e pode estar desatualizada.

RetroArkade - Ronaldo V-Football, o jogo "oficial" do Fenômeno

Nos anos 90, o “Fenômeno” era sucesso indiscutível no futebol. Ronaldo Nazário despontou no futebol em 1993 e chegou a ir para a Copa de 94, quando se tornaria “Ronaldinho”. Participou do grupo do Tetra, mas não jogou nem 10 segundos na competição.

Jogador de explosão e velocidade, fez boa campanha na Copa do Mundo de 1998. E era sucesso garantido entre as crianças, que raspavam o cabelo para imitar sua careca, e que queriam vestir a sua 9, em qualquer lugar do mundo.

O que importa é que, todos que viviam nos anos 90, conheciam o Ronaldo, ou o Ronaldinho, ou ainda o Fenômeno. Tanto faz. Um dos maiores jogadores brasileiros, e de todos os tempos, além do sucesso nos gramados, também era forte peça publicitária, aparecendo em inúmeros comerciais e recebendo vários patrocínios.

E o craque chegou a receber um game com seu nome, sabia? Mas calma. Não estou falando do “Ronaldinho Soccer”, o nome que uma das muitas adaptações piratas de International Superstars Soccer Deluxe recebeu no auge da geração 16 bits. Estou falando de um game oficial, lançado em 2000, para o Playstation, publicado pela Infogrames.

Publicidade

É sobre este interessante game, que esconde alguns detalhes bem interessantes de uma época, que iremos falar hoje.

O Fenômeno dos anos 90

RetroArkade - Ronaldo V-Football, o jogo "oficial" do Fenômeno (imagem 2)
Ronaldo em seus tempos de Cruzeiro. Foto: Acervo Cruzeiro

Para entender a razão do game existir, precisamos antes entender quem foi Ronaldo Nazário, e como ele se tornou o Fenômeno, sendo um jogador idolatrado por onde quer que fosse, e que foi um dos símbolos máximos do futebol em todos os tempos.

Começou a jogar, como muitos no Brasil, no futsal. Do Valqueire, foi para o Social Ramos Clube, para depois ir ao São Cristóvão, todos times do Rio de Janeiro, seu estado natal. Seu talento o levou ao futebol profissional em 1993, onde chegou ao Cruzeiro, logo chamando atenção pelo seu talento.

Foi campeão da Copa do Brasil e do Mineiro daquele ano, já chamando atenção do futebol europeu. Foi bem cedo para o PSV, ajudando seu time a ganhar a Copa da Holanda. Participou, sem jogar, do grupo que disputou a Copa do Mundo dos EUA, em 1994. Mas depois da Copa, se tornou um dos grandes nomes para o futuro da seleção.

Embed from Getty Images

Em 1996 foi para o Barcelona, onde fez ainda mais sucesso, enquanto já era uma das figuras essenciais da Seleção Brasileira naqueles dias, inclusive participando dos Jogos Olímpicos de Atlanta. Ganhou pelo clube catalão a Supercopa da Espanha, a Copa do Rei e a Recopa Europeia.

Publicidade

Isso fez com que ele fosse, aos vinte anos de idade, escolhido como o Melhor Jogador do Mundo pela FIFA. Em 1997 foi para a Itália, sendo, até então, a contratação mais cara da história. Na Internazionale de Milão, foi eleito de novo como o melhor do mundo, em 1998, em um ano que ficou marcado pela campanha do vice-mundial na Copa do Mundo da França, que contou com muita polêmica devido a situação de saúde do jogador.

Embed from Getty Images

Em 1999 e 2000, Ronaldo passou por grandes problemas com lesões, ficando cinco meses em recuperação, e depois mais oito meses. Mas, mesmo sem entrar em campo muitas vezes naqueles anos, já era “o Fenômeno“. Recebeu o título pela imprensa italiana, após, em sua primeira temporada, fazer 14 gols em 19 partidas, sendo eleito o melhor do mundo, e ganhando também a Bola de Ouro.

Siga o Arkade no Instagram @revistaarkade Seguir

Em 2000, o cenário era de incertezas, mas Ronaldo seguia firme em sua recuperação, quando atingiria a consagração em 2002, quando fez os dois gols do título, na Final da Copa do Mundo do Japão e Coreia, contra a Alemanha. Depois, Ronaldo jogou em mais clubes, como o Milan, e encerrou sua carreira no Corinthians.

Mas, em 2000, por tudo o que vimos, entre títulos, seu passado recente e os vários gols marcantes, além da importante participação da Copa de 98, o credenciavam a ser o jogador mais importante do futebol mundial naqueles tempos, o que justificava, e muito, a possibilidade de um game próprio.

O “FIFA do Ronaldo”

Naqueles dias, FIFA e PES, quer dizer, Winning Eleven, já disputavam a preferência dos jogadores. O game da Konami buscava, dentro do possível para a época, trazer realismo para os games. Enquanto a EA Sports (It’s in the Game, ou “tiu de gam”), buscava trazer um jogo mais rápido e aberto, com a possibilidade de placares muito esticados.

O game buscava oferecer o melhor dos dois mundos. Já começava tentando apresentar muita “brasilidade”, com samba e músicas latinas. Também havia menus em português, uma raridade naqueles dias, e ainda possuía outro elemento mais raro ainda: narração em português.

Foi convidado, na ocasião, o Dr. Osmar de Oliveira, médico e comentarista esportivo, presente nas mesas redondas de futebol da época. Tinha 64 times e 15 estádios, baseados nas seleções mundiais e inspirados em estádios famosos da época. Outra questão interessante, para a época, é que os uniformes e nomes dos jogadores são oficiais.

Publicidade

Tirando os games FIFA, que na época já possuíam a licença dos nomes, Ronaldo V-Football também possuía no time canarinho Ronaldo, Rivaldo, entre outros. Não todas as seleções, mas pelo menos as principais.

RetroArkade - Ronaldo V-Football, o jogo "oficial" do Fenômeno (imagem 3)
O game tinha um sistema de replay até que bom para a época

O game se inspirava no jeitão FIFA de ser, tendo câmeras, formato de jogadores e estilo de gameplay parecidos. Haviam dois formatos de controle, um inspirado no FIFA e outro no Winning Eleven, que também aproveitava do game da Konami o formato de menus.

Mas o game, apesar de não ser a excelência do gênero, não era uma mera cópia de seus concorrentes. Tinha seu jeitão próprio. A Ação Games, em agosto de 2000, fez uma resenha do game, o tratando como um jogo mediano, que levou nota 6,8, mas que vale a jogatina casual. Foi considerado um jogo “ok”, que conseguia agradar em meio às outras opções do gênero.

RetroArkade - Ronaldo V-Football, o jogo "oficial" do Fenômeno (imagem 4)

Há quem considere o game como um dos “piores” de futebol. Mas isso é injusto. Ainda mais se levarmos em consideração o que existia na época. Não tem a mesma qualidade e grife de seus concorrentes. Mas, acredite, haviam jogos terríveis do esporte nesta época, e Ronaldo V-Football, pelo menos, conseguia ser mediano.

Um obscuro, mas competente game de futebol

RetroArkade - Ronaldo V-Football, o jogo "oficial" do Fenômeno (imagem 5)
A famosa comemoração de Ronaldo

Ronaldo V-Football foi o primeiro e único game licenciado com o craque brasileiro na capa. Pelo fato de não ser muito conhecido, em comparação a seus rivais, tudo indica que não houve, dentro da Infogrames, interesse em continuar sua série de jogos de futebol, mesmo se usassem outro jogador na capa. O game ainda ganhou uma versão posterior para o Game Boy Advance.

A Infogrames, naqueles dias, era uma interessante publisher, pois tinha em seu catálogo a franquia Driver, Test Driver, e também o Unreal Entertainment, da Epic Games. Em seguida, se tornaria Atari, após adquirir os direitos da lendária empresa dos anos 70 e 80. E, entre erros e acertos, a Atari, que tem elementos de sua história bem parecidos com a da própria Infogrames, nunca mais tivemos um game de futebol dela.

Mas, muita gente no Brasil jogou o game, afinal, o apelo de Ronaldo era muito forte. Houve quem pensasse que era uma “continuação” de Ronaldinho Soccer 97, mas, ao jogar um game com narração em português e muita música latina, com certeza este game divertiu muita gente por aqui, entre uma partida ou outra de Winning Eleven, ou FIFA 2000.

Próxima matéria Raccoon City era uma cidade turística? Vamos desbravar juntos o potencial turístico da cidade de Resident Evil Especiais Raccoon City era uma cidade turística? Vamos desbravar juntos o potencial turístico da cidade de Resident Evil Descubra como Raccoon City cresceu com turismo, natureza e a Umbrella antes de se tornar o palco do desastre de Resident Evil.

Ronaldo V-Football

Ficha do jogo
Lançamento
20 de maio de 2000
Desenvolvedora
PAM Development
Publicadora
Infogrames
Gênero
Futebol
Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais matérias de Junior Candido

Buscar no Arkade