Ir para o conteúdo

Fórmula 1 – Lando Norris renova com a McLaren até 2030, com opção de extensão para ainda mais anos

Junior Candido
Fórmula 1 – Lando Norris renova com a McLaren até 2030, com opção de extensão para ainda mais anos

Lando Norris renovou com a McLaren e fica na equipe pelo menos até o fim de 2030. O acordo anunciado neste sábado ainda prevê uma opção de extensão por ainda mais anos depois dessa data.

O campeão mundial de 2025 comunicou a decisão pessoalmente na fábrica de Woking, durante o dia de portas abertas para família e amigos da equipe. O contrato anterior do britânico, assinado no começo de 2024, ia até o fim de 2027. Agora a McLaren garante o piloto por mais três temporadas no mínimo. Quando o novo acordo terminar, Norris terá 31 anos e 12 anos de casa — o mesmo tempo que Lewis Hamilton passou na Mercedes.

Como parte do acerto, conforme explicado pela Fórmula 1, a equipe deu de presente ao piloto um MCL39 da temporada em que ele faturou o título.

“A McLaren é a minha casa”, disse Norris. Ele lembrou que, quando começou essa caminhada há nove anos, o objetivo era claro: colocar a equipe de volta na frente e ganhar campeonatos. “A gente conseguiu isso, mas queremos mais. Queremos continuar vencendo, e sabemos que somos capazes.”

Publicidade

Em entrevistas no mesmo dia, o inglês foi além. Disse que a renovação foi “um sim bem fácil”. Havia interesse de outras equipes, mas ele nem chegou a olhar. Não quer ir para outro lugar, não quer passar tempo com outra gente. Quer brigar com a McLaren quando as coisas estiverem ruins e ganhar com a McLaren quando estiverem boas. No fim da carreira, gostaria de poder dizer que só correu por essa equipe.

O ambiente também pesou. “As pessoas são a coisa mais importante pra mim. Sinto que é a minha segunda família de algum jeito.”

Zak Brown, CEO da McLaren, tratou a renovação como consequência do trabalho de formação da equipe. Norris entrou no programa de jovens promessas, virou piloto de testes em 2017 e estreou na Fórmula 1 em 2019. De lá para cá, ajudou a tirar a McLaren do fundo do grid até os títulos de construtores em 2024 e 2025 e garantir o primeiro título de pilotos para o time em 17 anos.

Andrea Stella falou em continuidade. Com Norris e Oscar Piastri — que tem contrato até o fim de 2028 —, a equipe conta com uma das duplas mais estáveis do grid pelas próximas duas temporadas, no mínimo. Stella descreveu o inglês como alguém que junta velocidade natural com maturidade e consistência, mas acima de tudo como “uma pessoa especial” para o time.

Os números de Norris na McLaren já são os maiores da história da equipe: 163 GPs, 13 vitórias, 18 poles e 48 pódios. As duas últimas vitórias vieram agora, na Hungria e na Holanda. O contrato de Max Verstappen com a Red Bull também vai até o fim de 2030.

Norris já pensa na próxima prova. “Mal posso esperar para voltar ao carro em Monza.” A etapa italiana acontece no início de setembro, enquanto o piloto, agora de contrato novo, quer manter a boa fase e colocar pedras nos sapatos de Mercedes e Ferraris.

Publicidade

Aproveite que está aqui e siga o Arkade no 

O RG35XXSP tem cara de Game Boy SP, mas roda uma infinidade de jogos clássicos. Garanta o seu no AliExpress!

Aproveite Assassin’s Creed Black Flag Resynced com desconto e frete Prime na Amazon.

Ganhamos uma pequena comissão nos links compartilhados em nossos posts. Você não gastará nada mais com isso e ainda apoiará o jornalismo independente de games e cultura.

Próxima matéria BBC confirma a volta de Top Gear, mas não fala nada sobre novos apresentadores, nem formato e nem data de estreia Arkade Speed BBC confirma a volta de Top Gear, mas não fala nada sobre novos apresentadores, nem formato e nem data de estreia A BBC confirmou o retorno de Top Gear, mas ainda não revelou os novos apresentadores, o formato ou a data de estreia do programa.
Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais matérias de Junior Candido

Buscar no Arkade