Fórmula E – Pascal Wehrlein vence E-Prix de Miami 2025 em corrida caótica

14 de abril de 2025

Em uma corrida eletrizante e cheia de reviravoltas no E-Prix de Miami 2025, Pascal Wehrlein, da TAG Heuer Porsche, venceu a prova após uma corrida bem caótica, que foi finalizada em bandeira vermelha e contou com penalizações que mudaram os resultados finais.

O brasileiro Lucas di Grassi assegurou o segundo lugar, garantindo o primeiro pódio da Lola Yamaha ABT na temporada, enquanto da Costa ficou com o terceiro posto. Vários pilotos, incluindo o pole position Norman Nato, foram penalizados por não utilizarem o Attack Mode obrigatório devido à interrupção da corrida. O evento foi marcado por múltiplas trocas de liderança, um período de Safety Car e um acidente envolvendo três carros, culminando em uma intensa disputa final de cinco voltas.

Nico Mueller (Andretti Formula E), Edoardo Mortara (Mahindra Racing) e Nato completaram os seis primeiros lugares. A vitória dobrou a pontuação de Wehrlein na temporada, elevando-o ao terceiro lugar no Campeonato Mundial de Pilotos, atrás de da Costa e Oliver Rowland – que não pontuou na etapa. A TAG Heuer Porsche lidera o Campeonato Mundial de Equipes com 105 pontos, contra 79 da Nissan, enquanto a Nissan está à frente no Campeonato de Fabricantes com 144 pontos, contra 120 da Porsche.

Pascal Wehrlein disse, após a prova: “Tivemos sorte com o Safety Car, para ser sincero, mas já enfrentamos muito azar, então é bom ter um pouco de sorte de vez em quando. A equipe fez um trabalho incrível para garantir esse resultado. Eu sabia que os carros atrás ainda tinham um Attack Mode de até seis minutos para usar, e minha equipe me manteve informado sobre quem estava nesse grupo. Queria terminar a corrida em primeiro na pista e tentei, mas sabia que Nato seria penalizado, e foi o que aconteceu.”

Lucas di Grassi comemorou o seu pódio, declarando o seguinte: “Um dia fantástico! Começamos com uma boa classificação, P7, a melhor do ano. Na corrida, foi uma combinação de estratégia bem executada e estar no lugar certo na hora certa. O Safety Car veio na hora ideal, e eu ainda tinha um Attack Mode para usar no final, o que me ajudou a não precisar lutar com os carros ao meu redor. Segundo lugar, meu primeiro pódio em dois anos, estou muito feliz por mim e pela equipe Lola Yamaha ABT. Eles trabalharam duro durante a pausa, e esse resultado é um grande impulso para o resto da temporada.”

António Félix da Costa, que teve de se contentar com o terceiro lugar, disse: “Estou muito frustrado. As regras são as regras, e hoje fomos penalizados por sermos bons demais. Gerenciamos a energia tão bem que eu podia usar meus Attack Mode de forma agressiva, guardar os seis minutos para o final e vencer com uma vantagem de dois ou três segundos. Mas o Safety Car apareceu, e os outros tinham o Attack Mode para usar. É doloroso, passamos dias na fábrica simulando, viajamos até aqui, fizemos uma corrida perfeita, mas perdemos a vitória assim. Ainda assim, é um P3, estou feliz pela equipe, mas é assim que funciona.”

A corrida contou, também, com parcerias e celebridades nas ruas de Miami.

A CUPRA KIRO firmou uma parceria histórica com a Marvel Studios para o E-Prix de Miami, exibindo uma pintura especial inspirada em Thunderbolts*. Para celebrar, a Marvel produziu uma edição limitada de quadrinhos temáticos de Fórmula E, com apenas 5.000 cópias, disponíveis na Fan Village durante o fim de semana.

O evento atraiu diversas celebridades, como Caleb McLaughlin (Stranger Things), que experimentou uma volta rápida no Homestead-Miami Speedway com Bruno Correia, piloto do Safety Car da FIA, no Porsche Taycan Turbo GT, e visitou a garagem da Maserati MSG.

Lucien Laviscount (Emily in Paris) e Sung Kang (Velozes e Furiosos) também marcaram presença, com Kang sendo recebido pela equipe Nissan. O bicampeão de F1 Emerson Fittipaldi e seu filho Emerson Jr., ex-piloto de Fórmula Regional Europeia, visitaram garagens e interagiram com pilotos.

Guenther Steiner, ex-chefe da Haas F1, teve a honra de agitar a bandeira quadriculada, enquanto Emelia Hartford entregou o troféu de terceiro lugar a da Costa. Scott Mansell (Driver61), a DJ Chantel Jeffries, o esgrimista Miles Chamley-Watson, a piloto Jordan Rand e o atleta Nigel Sylvester também prestigiaram o evento no EMOTION CLUB.

O programa FIA Girls on Track reuniu 120 jovens mulheres para workshops, palestras sobre carreiras e um Pit Lane Walk, promovendo educação para garotas fãs de corridas. A Fórmula E também apoiou a Sprout Up com uma doação de 25.000 euros para o projeto “Greener Together” Community Garden, incentivando educação ambiental e segurança alimentar. Além disso, a parceria “Driving Force Presented by PIF” foi anunciada, focada em STEM, mobilidade e sustentabilidade, e o evento Change. Accelerated. Live. reuniu especialistas para discutir sustentabilidade, tecnologia e esporte.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E será uma rodada dupla em Mônaco, nos dias 3 e 4 de maio, prometendo mais emoções na temporada.

O melhor dos games está na Nuuvem, confira as ofertas e garanta o seu novo game!

Aproveite e confira o melhor das ofertas em games na Amazon

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior