Kimi Antonelli agradece a Mercedes por “ajudarem ele no sonho” da primeira vitória na Fórmula 1

17 de março de 2026

Kimi Antonelli saiu vitorioso no Grande Prêmio da China de 2026, em Shanghai, e registrou sua primeira vitória na Fórmula 1. Aos 19 anos, o piloto italiano se tornou o segundo mais jovem a vencer uma prova na categoria, atrás apenas de Max Verstappen.

Logo depois da bandeirada, Antonelli não conteve a emoção ao falar com a imprensa. “Estou sem palavras. Quase chorei. Quero agradecer muito à minha equipe, porque eles me ajudaram a realizar esse sonho”, disse o jovem da Mercedes.

No sábado, ele já havia feito história ao cravar a pole position mais precoce da história da Fórmula 1. No domingo, liderou a maior parte da prova, com apenas uma pequena falha nas voltas finais: um bloqueio de freio na curva 14 que gerou uma mancha no pneu, mas sem prejuízo ao resultado.

A largada foi o único momento de maior pressão. Antonelli tentou proteger a linha interna contra o companheiro de equipe George Russell, o que abriu espaço para Lewis Hamilton (que cedeu lugar ao italiano ao ir para a Ferrari) assumir a ponta por algumas curvas. Já na segunda volta, o piloto da Mercedes retomou a liderança e não a perdeu mais.

“Foi uma largada complicada. Dei espaço demais para a Ferrari no começo, mas depois o ritmo do carro estava bom e conseguimos segurar até o fim”, explicou Antonelli. Ele ainda completou: “Ontem eu disse que queria trazer a Itália de volta ao topo e hoje conseguimos. Só quase tive um infarto no final por causa daquele erro”.

Com o resultado, Antonelli se torna o primeiro italiano a vencer um Grande Prêmio em mais de 20 anos, desde a vitória de Giancarlo Fisichella no GP da Malásia de 2006.

A temporada 2026 começou positiva para ele. Depois do segundo lugar na estreia na Austrália, o triunfo na China reforça o bom momento. Em 2025, seu primeiro ano na Mercedes (quando substituiu Lewis Hamilton após apenas uma temporada na Fórmula 2), o desempenho foi irregular: teve pole position no sprint de Miami e pódios no Canadá e no Brasil, mas também passou por uma fase mais difícil no meio do ano.

A Mercedes comemorou o resultado com uma foto oficial do vencedor ao lado do carro. Para Antonelli, o apoio da equipe desde a promoção precoce foi fundamental para chegar a esse momento. O jovem piloto agora soma pontos importantes no campeonato e vai para o Japão com um peso a menos nas costas, para se desenvolver em 2026.

Aproveite que está aqui e siga o Arkade no 

Aproveite e confira o melhor das ofertas em games na Amazon

Ganhamos uma pequena comissão nos links compartilhados em nossos posts. Você não gastará nada mais com isso e ainda apoiará o jornalismo independente de games e cultura.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui! Siga-me em instagram.com/juniorcandido ou x.com/junior_candido

Mais Matérias de Junior