Mesmo sem estar com o Savatage nos shows de retorno, Jon Oliva emocionou os fãs aparecendo no telão

Que o Savatage tem uma base de fãs extremamente fiel, que aguardou pacientemente por dez longos anos para ver, enfim, a banda retornando ao mundo dos shows, isso foi mais do que comprovado nos dois shows que a banda fez em São Paulo: um no Monsters of Rock e outro, mais intimista, no Espaço Unimed.
Mas uma ausência, embora compreendida, foi sentida: Jon Oliva, o grande nome por trás de tudo o que é o Savatage, não esteve presente nos shows feitos no Brasil. O músico de 64 anos, que fundou a banda com seu falecido irmão Criss Oliva, está com vários problemas de saúde, o que impossibilita a sua presença nos palcos.
Em 2023, ele sofreu um acidente que ocasionou uma fratura em três regiões da vértebra T7. E, além disso, foi também diagnosticado com esclerose múltipla, é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema nervoso central, e também com doença de meniére, um distúrbio no ouvido que causa situações de vertigem.
Ele explicou a situação em uma carta que foi compartilhada em um grupo de fãs do Savatage no Facebook, além de falar com a imprensa em uma entrevista coletiva que contou com a presença da Rolling Stone Brasil. Ele está, atualmente, se locomovendo em cadeira de rodas e não consegue cantar, enquanto aguarda a cura natural de sua vértebra, pois escolheu não fazer cirurgia para tratar esta questão.
Na carta, ele prometeu estar de volta o mais rápido possível, mas nos dois shows da banda no Brasil, os fãs puderam, mesmo que apenas pelo telão, ter um pouquinho da voz de Oliva no palco. Perto do fim do show, a banda tocou Believe, um dos maiores clássicos do grupo, que começou com Jon cantando em seu piano, em um vídeo.
Logo após, Zak Stevens, o cantor que divide o posto com Jon desde 1992 e assumiu os vocais completamente nestes shows de retorno, explode a canção com a banda, criando uma atmosfera incrível.
Ouça, também, o próprio Jon Oliva cantando a música, com a sua Jon Oliva’s Pain, presente no álbum Streets: A Rock Opera, lançado em 1991:
Believe é uma balada emocional que encerra o disco, que fala ascensão, queda e redenção do músico fictício DT Jesus. A música mergulha na jornada de autodescoberta e redenção, retratando a solidão e o arrependimento causados por escolhas impulsivas e relações superficiais, simbolizados por um “coração de pedra” que sangra, enquanto explora a luta entre sonhos não realizados e a perda da inocência, com “asas de adulto” incapazes de compensar erros passados.
A letra apresenta uma figura espiritual (que pode ser religiosa ou não, conforme o ponto de vista de quem a ouve) que promete apoio incondicional nos momentos mais difíceis, pedindo apenas fé, destacando a esperança como essencial para superar desafios e encontrar paz interior.
Você pode conferir a nossa resenha do show do Savatage, tanto no Monsters of Rock, quanto no Espaço Unimed. Estes dois shows marcaram o retorno da banda aos palcos, após 10 anos.
Aproveite que está aqui e siga o Arkade no Facebook, Instagram, Threads, no X, TikTok, Discord, Telegram e Youtube.
O melhor dos games está na Nuuvem, confira as ofertas e garanta o seu novo game!
Aproveite e confira o melhor das ofertas em games na Amazon