Smuggle Truck: conheça o game indie que causou muita polêmica nos EUA

14 de maio de 2011

Smuggle Truck: conheça o game indie que causou muita polêmica nos EUA

Vez ou outra pinta na internet um game polêmico que acaba dando o que falar. O jogo da vez é Smuggle Truck: Operation Immigration, um game onde você assume o papel de um motorista de caminhão, e deve transportar imigrantes ilegais pela fronteira do México até chegar aos Estados Unidos.

O visual do game é bastante simples, e durante o trajeto, que é cheio de penhascos e obstáculos, é preciso tomar cuidado para não deixar que os imigrantes caiam da carroceria. Quanto mais pessoas você tiver no veículo quando conseguir cruzar a fronteira, mais pontos você ganha.

A polêmica ficou por conta da Apple, que impediu a comercialização do jogo para o Iphone e Ipad. O criador do game, por motivos contratuais, não pôde dizer o real motivo da proibição, mas dada a temática delicada do game, é fácil deduzir qual o motivo do veto.

Apesar da treta, uma versão “light” do game foi lançada para os gadgets da Apple. Nela, os imigrantes foram substituídos por fofos bichinhos de pelúcia!

Confira abaixo um trailer deste game que está dando o que falar:

http://www.youtube.com/watch?v=_wBzcnoRPag

Quando o game foi anunciado, meses atrás, alguns ativistas até tentaram impedir sua produção, alegando que o jogo era de mau gosto e banalizava o fato de um grande número de imigrantes arriscarem a suas vidas todos os anos, por culpa de um sistema de imigração inadequado.

O criador do game, Alex Schwarts, se defende, e afirma que ao idealizar o game, queria apenas chamar a atenção para o problema da imigração ilegal na fronteira dos EUA com o México.

Com boas intenções ou não, é fato que o controverso Smuggle Truck conseguiu renovar a polêmica sobre o preconceito sofrido por imigrantes latinos nos EUA.

Ambas as versões do game – com imigrantes e com bichos de pelúcia – podem ser baixadas no site oficial do game pela módica quantia de 5 dólares.

E você o que acha dessa história? Estes temas polêmicos devem ser tratados nos games?

(Via: Fox News)

Comente nas redes sociais