Bungie anuncia demissões e reestruturação e admite que Destiny 2 “ficou abaixo das expectativas”

Como já era esperado, com o fim das atualizações de Destiny 2, a Bungie vai encarar uma nova rodada de demissões e uma ampla reorganização interna.
A notícia foi divulgada por meio de um comunicado assinado pela liderança do estúdio, e marca mais um capítulo turbulento para a desenvolvedora pós sua aquisição pela Sony Interactive Entertainment em 2022.
No comunicado oficial, a Bungie explicou que a decisão está diretamente ligada ao encerramento do ciclo de conteúdo de Destiny 2 e ao fato de seus próximos projetos ainda estarem em fases iniciais de desenvolvimento.
“É com grande tristeza que anunciamos uma redução em nossa força de trabalho enquanto reorganizamos a Bungie.
Como líderes da Bungie, do passado e do presente, reconhecemos que Destiny 2 ficou abaixo das expectativas ao longo dos últimos anos. Após nossa atualização final de conteúdo para Destiny 2, e com nossos projetos futuros ainda em estágios iniciais de incubação, infelizmente não pudemos continuar operando com o tamanho que tínhamos anteriormente.
Sabemos que essa decisão tem um impacto profundo sobre as pessoas afetadas, suas famílias, amigos e colegas de equipe. Embora essas mudanças sejam necessárias para posicionar melhor o estúdio no presente e no futuro, isso não diminui a dificuldade deste momento nem o impacto que ele causa em todos os envolvidos.
Mais adiante, compartilharemos mais detalhes sobre esse futuro com todos vocês, mas hoje não é o momento para isso.
Hoje, queremos expressar nossa gratidão e nossa solidariedade a cada membro da equipe da Bungie que foi afetado por essas mudanças, bem como àqueles que permanecem no estúdio.
Esperamos que vocês façam o mesmo.”
Sony confirma cortes significativos

Pouco depois, Hermen Hulst, CEO do Studio Business Group da Sony, publicou uma mensagem interna detalhando a situação. O executivo confirmou que as demissões atingiram uma parcela significativa da equipe da Bungie, incluindo a maior parte dos profissionais que trabalhavam em Destiny.
“Tomamos a decisão de reduzir a força de trabalho da Bungie, afetando um número significativo de funcionários, incluindo a maior parte da equipe de Destiny e alguns membros da equipe de Marathon. Também haverá reduções em equipes da Sony Interactive Entertainment que dão suporte às operações da Bungie.”
Hulst afirmou que a decisão foi tomada após meses de discussões envolvendo a liderança da Bungie e da Sony.
“Ao longo dos últimos meses, juntamente com a liderança da Bungie, revisamos a direção de longo prazo do estúdio, suas prioridades de desenvolvimento, necessidades de recursos e seu papel dentro da nossa estratégia mais ampla de portfólio. Exploramos diversas alternativas antes de concluir que uma redução era necessária para alinhar os recursos do estúdio com suas prioridades atuais e seus objetivos de longo prazo.”
O futuro de Marathon

Embora a notícia tenha gerado preocupações sobre o futuro dos projetos da Bungie, Hulst reforçou que Marathon continua sendo uma aposta importante dentro do catálogo da Playstation.
“Marathon continua sendo uma parte importante do nosso portfólio, e continuaremos apoiando a equipe enquanto ela desenvolve o trabalho iniciado nas Temporadas 1 e 2, além de conduzir esforços de incubação para projetos futuros. Embora ainda seja cedo para falar sobre esses projetos, estamos encorajados pela criatividade e pelas oportunidades que vemos pela frente.”
O executivo também destacou que a prioridade imediata é ajudar os funcionários afetados pela reestruturação.
“Nossa prioridade imediata é apoiar os funcionários afetados durante essa transição. Estamos oferecendo suporte para recolocação e, sempre que possível, trabalhando para identificar oportunidades dentro da Sony Interactive Entertainment e de nossa rede global de estúdios.”
Uma nova fase para a Bungie

O anúncio acontece poucas semanas a Bungie encerrar oficialmente o ciclo de atualizações de conteúdo live service de Destiny 2, colocando um ponto final em uma era que durou quase dez anos.
Na mensagem enviada aos funcionários, Hulst fez questão de destacar a importância histórica da franquia.
“O que a Bungie conquistou com Destiny ao longo da última década foi realmente extraordinário. A franquia deixou uma marca duradoura nos jogadores e na indústria, e todos que contribuíram para esse sucesso devem se orgulhar do que ajudaram a construir.”
Por enquanto, a Bungie não revelou quantos funcionários foram desligados nem apresentou detalhes concretos sobre seus próximos projetos — além da manutenção de Marathon. Mais informações sobre seu futuro devem chegar em algum momento.
A reestruturação reforça o momento delicado vivido pela indústria de games, que nos últimos anos registrou milhares de demissões em estúdios de todos os portes, incluindo empresas ligadas a algumas das maiores publishers do mercado.
- Não deixe de aproveitar as Ofertas do Dia da Amazon!
- Nossa parceira Nuuvem está cheia de descontos incríveis em jogos de PC!
(Via: Kotaku)